Cerca de 130 pessoas já se inscreveram para participar da III Conferência Municipal de Políticas sobre Drogas, neste sábado (30), às 8h, na Universidade Estácio de Sá, no Bingen. O evento que será realizado pela Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Saúde, terá como tema: “Uso e Abuso de drogas, a importância de uma abordagem humanizada”. As inscrições podem ser feitas no site da prefeitura até o horário de início do evento.
Palestras e discussão de três eixos temáticos relacionados ao assunto fazem parte da programação. São eles: “Drogas, Violência não é solução”; “O fortalecimento das Políticas para a prevenção ao uso prejudicial de álcool e outras drogas” e “O aumento do uso de Drogas lícitas e ilícitas, a partir do contexto da pandemia e promoção de saúde”.
A intenção da conferência, segundo o secretário de Saúde Marcus Curvelo, é consolidar ainda mais as políticas públicas voltadas para este público, atuando, principalmente, nos cuidados e na prevenção, além de discutir e buscar soluções que contribuam para a reinserção na sociedade de pessoas que fazem o uso abusivo de álcool e outras drogas e ainda dar mais dignidade.
Programação:
8h – Acolhimento e café da manhã
8h30 – Mesa de abertura com as autoridades
9h às 9h40 – Palestra “Controle Social e Participação Popular”, com Marcus Curvelo – secretário municipal de Saúde
10h às 10h40 – Palestra “O fortalecimento das políticas públicas para a prevenção ao uso prejudicial de álcool e outras drogas”, com Dr. José Mauro Braz – professor da Faculdade de Medicina da UFRJ e Membro da Câmara Técnica de Álcool de Drogas do CREMERJ
11h às 11h40 – Palestra “Uso e Abuso de Drogas, a Importância de uma Abordagem Humanizada”, com Pedro Mendes – psicólogo e apoiador da Secretaria Estadual de Saúde na área de Saúde Mental
13h30 – Reunião dos grupos de trabalho
15h30 – Plenária final
16h – Eleição dos membros do CMPD