Foi divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o boletim InfoGripe, que apontou o mais baixo patamar de casos de síndrome respiratória aguda grave. De acordo com o levantamento, algumas capitais atingiram índices pré-pandemia.
Das 26 capitais e o Distrito Federal, Roraima é a capital que apresenta crescimento na tendência a longo prazo. O indicador ainda aponta que o estado do Rio de Janeiro permanece com nível alto de casos. Já Cuiabá, Palmas e São Luís registraram nível de casos pré-pandemia.
Apesar da queda, as regiões nordeste, centro-oeste, sul e sudeste apresentaram aumento no número de casos na faixa etária entre cinco e 11 anos, no entanto, não foi possível identificar o vírus responsável pelo aumento, embora os casos de covid-19 sejam predominantes nesse público.
Os dados apontam ainda, queda na tendência a longo prazo e estabilidade a curto prazo. No último mês, os resultados positivos para vírus respiratórios apresentaram os seguintes dados: 2% para Influenza A, 5,9% para Sincicial Respiratório e 78,2% para Sars-Cov-2.
Por Richard Stoltzenburg/Foto: Shutterstock