Uma comitiva da Prefeitura foi ao município de Sobral, no Ceará, conhecer o sistema de educação de lá. O motivo foram os bons resultados obtidos pelo município cearense no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) dos últimos anos. Em 2015 e 2017, Sobral teve o melhor Ideb do país no anos iniciais do ensino fundamental (até o 5º ano).

O objetivo do prefeito Rubens Bomtempo com a ida da comitiva é que Petrópolis aprenda com a experiência de Sobral na educação. Para isso, foram a Sobral entre os dias 23 e 26 de agosto: a secretária de Educação, Adriana de Paula, e mais três servidoras da Secretaria de Educação.
“Cada cidade tem a sua realidade, a sua história, as características próprias. Mas isso não quer dizer que vamos fechar os olhos para o que acontece em outras cidades. Sobral teve resultados muito positivos nas últimas edições do Ideb. E, agora, vamos analisar o que podemos reproduzir em Petrópolis”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
Na noite de quinta-feira (8), o grupo fez uma apresentação ao prefeito Rubens Bomtempo, mostrando os principais pontos observados na viagem. Entre os pontos que chamaram a atenção do prefeito estão: o controle de frequência dos alunos (com o percentual de presença de cada turma exposto para a comunidade escolar); a política de correção do fluxo; e a formação permanente dos professores.
“Visitamos 5 unidades da rede de Sobral. Entendemos melhor a política de educação do município. Algumas medidas que achamos muito interessantes são fáceis e baratas de serem implantadas. O prefeito gostou muito do controle de frequência feito lá. As escolas expõem nos quadros dos corredores a média de frequência de cada turma. Isso ajuda a envolver toda a comunidade escolar nesse processo”, disse a secretária Adriana de Paula.
Com relação aos anos iniciais do ensino fundamental (até o 5º ano), o Ideb de Sobral ficou em: 8,8 em 2015; 9,1 em 2017; e 8,4 em 2019. Já Petrópolis ficou, respectivamente, com 5,5, 5,6 e 5,4 no período.