O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizou, nesta sexta-feira, 17, a vistoria definitiva que autorizou a pista e arquibancadas da Marquês de Sapucaí para os desfiles do Carnaval.
Depois da análise dos pontos avaliados como pendentes e averiguação de solução de todos os problemas apontados, o CBMERJ emitiu documento liberando a Apoteose do Samba para os dias de folia.
Após tomar conhecimento de que o documento estava no sistema, a escola de samba Arranco do Engenho de Dentro foi autorizada a entrar na avenida.
Segundo o secretário estadual de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros RJ, coronel Leandro Monteiro, o Sambódromo está seguro para receber 75 mil pessoas.
- Todas as exigências foram cumpridas de acordo com a a legislação vigente – declarou o secretário.
Nos dias de desfiles, o CBMERJ tem um planejamento voltado para prevenção, que conta com cerca de 100 militares por dia. Aproximadamente 20 viaturas de busca e salvamento, atendimento pré-hospitalar, eventos de múltiplas vítimas, combate a incêndio e salvamento em altura estarão posicionadas em locais estratégicos.
Camarotes
A Diretoria Geral de Diversões Públicas (DGDP) examina os pedidos de autorização para funcionamento dos camarotes da Marquês de Sapucaí. A análise leva em consideração itens de segurança contra incêndio e pânico, como instalação de sinalização e iluminação de emergência, instalação de extintores, rotas de escape para o público e a contratação de equipe de brigadista, entre outros.
Caso algum espaço realize evento sem a autorização do CBMERJ, serão lavrados autos de notificação e interdição e o fato será comunicado aos órgãos competentes, que são a PM, Polícia Civil, Prefeitura e Ministério Público.
Novidade
As equipes farão a inspeção oficial do número de convidados dos camarotes e dos postos médicos em todos os dias de desfiles. Haverá oficiais espalhados pelo espaço, fazendo a fiscalização com contadores digitais, para apurar o levantamento do quantitativo de pessoas em cada camarote. A ação, em tempo real, busca verificar se a quantidade de foliões está de acordo com a lotação máxima expedida para os locais.