O Labrador Hunter, de 4 anos, passou por provas de obediência, destreza e de busca por duas vítimas presas sob escombros
O canil do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) conquistou mais uma certificação nacional na área de busca e resgate, a 46ª da corporação.
O cão Hunter, da raça Labrador Retriever, de 4 anos, foi avaliado em provas de obediência, destreza e de busca por duas vítimas presas sob escombros em um ambiente simulado de desastre urbano de 500 metros quadrados.
O desafio aconteceu entre os dias 10 e 14 de julho, em Santa Catarina. O trabalho de controle e direcionamento realizado pelo condutor, o 1° sargento Trannin, também foi analisado.
“O Serviço de Operações com Cães do Corpo de Bombeiros do Rio é referência no Brasil. O canil da corporação prepara os animais, desde filhotes, para atuar em apoio a ocorrências de busca por pessoas, incluindo situações de desabamentos/deslizamentos. É um trabalho fundamental, que reduz significativamente o tempo-resposta em caso de desastres e salva vidas!”, afirmou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro.
A certificação valida que o binômio (dupla formada pelo condutor e o cão) tem as qualidades necessárias para atuar em operações de grande vulto, em âmbito nacional e internacional. Atualmente, o CBMERJ tem 46 certificados de busca rural e urbana. O canil da corporação conta com 17 animais, sendo 13 aptos ao serviço e quatro filhotes em treinamento.