Entre os dias 25 e 27 de agosto, a cidade de Araruama irá receber a 2ª Copa Internacional de Kitesurf. O evento, que acontecerá na Laguna de Araruama (Pontinha do Outeiro), das 10h às 17h, é realizado pela Confederação Brasileira de Vela. Esta etapa selecionará os atletas que irão competir no Campeonato Mundial da Juventude. São esperados mais de 120 atletas durante os dias de competição. Dentre eles, Bruno Lobo, campeão brasileiro e integrante da equipe brasileira de vela.
Para a organização do evento, o esporte aquático tem ganhado cada vez mais adeptos, não só no Brasil, como em todo mundo, e levar uma das etapas do Kitesurf para a região dos Lagos é uma forma de estimular ainda mais o esporte, como impulsionar o turismo e o fomento da economia no município.
Considerada uma das favoritas dos esportistas de todo Brasil e do mundo, a Laguna de Araruama é uma das melhores raias para a prática do esporte. E por isso foi o local escolhido para sediar a Copa. Com 160 km de extensão, os ventos podem chegar a até 17 km/h.
Dentre as classes participantes da Copa estão:
• Fórmula Kite Foil Olímpico
• Kite Tubular Hydrofoi
• Kiteboard Bi-direcional Race
• Kiteboard Bi-direcional Freestyle
Olímpiadas de Paris, em 2024
O atleta Bruno Lobo, que conquistou sua vaga para as Olimpíadas de Paris, durante o Mundial de Vela, disputado em Haia, na Holanda. Ele, que alcançou o índice estabelecido pela CVela para os jogos, fará a estreia olímpica da classe Formula Kite na capital francesa. Mas, antes disso, participará do campeonato em Araruama, que para ele é importante não só pelas boas condições climáticas, ou por ser um paraíso para o kitesurf, mas, também, pelo alto nível técnico que a prova confere, sendo um importante treino em sua campanha olímpica. “Estou confiante, focado e com muita vontade, fazendo o meu melhor para levar a bandeira do Brasil no lugar mais alto do podium”, disse Bruno.
De acordo com o Diretor de Prova, George Vagner, o Brasil possui grandes talentos no esporte. “Acredito que a interação entre atletas que são referência no mundo kitesurf, vão elevar o campeonato bem como contribuir para o fortalecimento do cenário nacional”, disse.
Por Gabriel Rattes/Atleta Bruno Lobo em competição / Divulgação