O Governo Federal, através dos Ministérios das Cidades e Casa Civil e com a presença do presidente Lula, anunciou nesta quarta-feira (08/05), no Palácio do Planalto, os resultados do Novo PAC Seleções. Dentre as áreas que serão contempladas está a de “Prevenção em Encostas, Urbanização de Favelas e Regularização Fundiária”. A expectativa é que Petrópolis receba cerca de R$ 60 milhões em obras de contenção de encostas e mais R$ 2 milhões para regularização fundiária.
No fim de abril, em visita ao Ministério das Cidades, o Deputado Estadual Yuri Moura pediu prioridade na destinação de verbas para obras nos locais atingidos pela tragédia de 2022 e que estão sem previsão de intervenções por parte do Governo do Estado ou Governo Municipal. A reunião foi na Secretaria Nacional das Periferias, onde Yuri esteve com o secretário da pasta responsável, Guilherme Simões. Em Petrópolis, Yuri Moura denunciou a demora na apresentação de propostas do Governo Municipal.
O pedido de Yuri deve resultar na destinação de verbas para obras no Caxambu (Morro do Pinto, Waldermar Ferreira da Silva e João Glass Veiga; Rua Elisa Mussel e Rua Elísio Alves), Rua Teresa, Rua Henrique Paixão e Floresta, Comunidade Vai quem Quer, Rua Paulista, Rua Amaral Peixoto, Rua Atílio Marotti e Rua Battaillard.
O Deputado também aguarda a divulgação do status das propostas apresentadas pelo Municípios da Região Serrana, Baixada Fluminense e pelo Governo Estado do Rio de Janeiro ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções. No fim do ano passado, as cidades tiveram a oportunidade de inscrever projetos de obras que podem ser contemplados com recursos federais neste ano. Petrópolis, inscreveu 17 projetos ao apagar das luzes, destes apenas 6 para prevenção às tragédias, já no último dia previsto pelo Governo Federal, após cobrança pública de Yuri. Já o Governo do Estado inscreveu 6 propostas para Petrópolis em contenção de encostas e drenagem sendo que nenhuma foi contemplada ainda.
Os valores destravados a qual Yuri se refere no PAC Encostas já estão sendo utilizados em obras nas ruas Primeiro de Maio, Dr. Eugênio Barcelos e Itália, na Vila Militar. “É um pacote histórico de obras para prevenção em Petrópolis”, ressaltou.
Foto: divulgação