Por Yasmim Grijó / Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Segundo a Caixa Econômica Federal, após as chuvas de março, cerca de 11 mil trabalhadores residentes em Petrópolis efetuaram o Saque Calamidade do FGTS. Esta modalidade foi disponibilizada em 5 de abril, permitindo a retirada do saldo disponível na conta do FGTS, limitado a R$ 6.220, para os moradores de 64 localidades do município, até 21 de junho.
Para solicitar o saque pela internet, o trabalhador deve fazer o download do aplicativo para smartphone “APP FGTS”, e clicar na opção “Meus Saques”. Depois, escolher a opção “Outras Situações de Saques”, selecionar o motivo “Calamidade Pública”, informar o município de residência e clicar em “Continuar”.
Em seguida, o trabalhador vai fazer a escolha da forma como vai receber o FGTS: ou em forma de crédito em Conta bancária de qualquer instituição ou então pode pedir para sacar presencialmente. Após essa etapa, é necessário fazer o upload de documentos solicitados, conferir e confirmar. A solicitação será analisada e, caso esteja tudo certo, o valor será creditado em conta.
Outra possibilidade é o trabalhador fazer o pedido do Saque Calamidade de forma presencial em uma agência da Caixa. Nesse caso, é necessário apresentar os seguintes documentos: comprovante de residência em nome do trabalhador (emitido até 120 anteriores ao decreto de emergência ou calamidade) ou, na falta de comprovante de residência, declaração da prefeitura que ateste que o trabalhador mora na área afetada; documento de identificação; CPF; carteira de trabalho (física ou digital) ou outro documento que comprove o vínculo empregatício.
Bairros onde os moradores podem ter acesso ao Saque Calamidade
24 de Maio; Alto da Serra; Alto Independência; Araras; Atílio Marotti; Bairro da Glória; Bataillard; Bela Vista; Benfica; Bingen; Carangola; Cascatinha; Castelânea; Castrioto; Caxambu; Centro; Chácara Flora; Cidade Nova – Carangola; Coronel Veiga; Corrêas; Duarte da Silveira; Duchas; Duques; Estrada da Saudade; Fazenda Inglesa; Floresta; Gentio; Independência; Itaipava; Itamarati; Lopes Trovão; Lusitano; Meio da Serra; Moinho Preto; Morin; Mosela; Nogueira; Pedras Brancas; Pedro do Rio; Posse; Provisória; Quarteirão Brasileiro; Quarteirão Ingelheim; Quarteirão Suíço; Quissamã; Quitandinha; Retiro; Roseiral; Saldanha Marinho; Samambaia; Santa Isabel; Santa Rosa; São Sebastião; Sargento Boening; Sertão do Carangola; Siméria; Taquara; Vale do Cuiabá; Valparaíso; Vicenzo Rivetti; Vila Felipe; Vila Militar; Vista Alegre – Araras; Vital Brasil.