Policiais Civis da 105ª Delegacia de Polícia, em Petrópolis, realizaram buscas na última quarta-feira (22), por Anic de Almeida Peixoto Herdy. As buscas foram realizadas em um sítio em Guapimirim, na Baixada Fluminense. Os agentes identificaram o sítio após pesquisas feitas no dia 13 de março por Lourival Correa Netto Fadiga, que é apontado como o mentor do crime.
De acordo com a polícia, as equipes vistoriaram o local com auxílio de cães farejadores, mas não encontraram a vítima. A 105ª DP afirmou que as buscas por Anic de Almeida Peixoto Herdy e investigações continuam.
Entenda o caso
A advogada Anic Herdy, de 55 anos, está desaparecida no dia 29 de março. Ela foi vista pela última vez no estacionamento de um shopping, no Centro de Petrópolis. As autoridades só tiveram conhecimento do caso no dia 14 de março, quando a Polícia Civil foi procurada pelo marido da vítima, Benjamin Cordeiro Herdy.
No dia 14 de maio, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Promotoria de Justiça de Investigação Penal de Petrópolis, denunciou à Justiça quatro pessoas envolvidas no desaparecimento de Anic. Os denunciados estão presos.
De acordo com as investigações, o mentor do crime, Lourival Correa Netto Fadiga, era funcionário da família das vítimas há aproximadamente três anos. Ele teria se aproveitado da confiança que a família tinha em seu trabalho para arquitetar o crime, e contou com o auxílio dos filhos e de uma mulher, com quem mantinha um relacionamento.
A denúncia do MPRJ aponta que o marido da vítima pagou um regate de aproximadamente R$ 4,6 milhões para que a ela fosse libertada, o que não aconteceu. O marido de Anic teria realizado mais de quarenta transferências bancárias por orientação do funcionário e em contas indicadas para a aquisição em dólares do pagamento do resgate.
No dia do pagamento do resgate, o grupo criminoso adquiriu um veículo de luxo, avaliado em RS 500 mil, pagos em espécie, comprado no nome da filha de Lourival, Maria Luiza Vieira Fadiga, de 24 anos, que também está presa. Além do veículo, uma motocicleta e 950 celulares foram adquiridos pelos acusados com o dinheiro obtido ilicitamente. Os celulares foram comprados em uma viagem feita pro Lourival, no dia 18 de março, para Foz do Iguaçu.
Buscas por Anic
O programa desaparecido do Disque Denúncia divulgou na última quarta-feira (22) um cartaz pedindo informações sobre o paradeiro de Anic Herdy. O disque denúncia recebeu apenas duas ligações sobre o caso, relatando o desaparecimento dela. As denúncias devem ser feitas no telefone 2253-1177 e o anonimato é garantido.
O caso está sendo investigado pela 105ª Delegacia de Polícia, no Retiro, em Petrópolis.
por Raphaela Cordeiro/ foto: divulgação