Na próxima segunda-feira, 03/06, a partir das 9h30, o Sindicato dos Bancários de Petrópolis realizará um ato em frente a agência do Itaú, prefixo 9078, situada à Rua do Imperador, 657.
O banco fechou diversas agências recentemente e demitiu diversos funcionários, ao mesmo tempo que assumiu a folha de pagamento dos servidores da prefeitura. Fatos que resultaram em longas e demoradas filas, que podem ser vistas diariamente. Além da falta de respeito e descaso do banco com seus clientes e usuários, que passam horas nas filas, muitas delas ao relento, do lado de fora das agências, isso tem causado uma imensa sobrecarga de trabalho nas bancárias e bancários que precisam atender mais, com menos.
Informamos com antecedência sobre nossa atividade, para contar com a cobertura da imprensa da cidade de Petrópolis, porque acreditamos que é um fato que afeta centenas e, até mesmo, milhares de pessoas (direta ou indiretamente) em nossa cidade.
Lembrando que o banco Itaú foi contratado pela Prefeitura Municipal de Petrópolis após vencer uma licitação com o lance de R$ 20.700.000,00 (vinte milhões e setecentos mil Reais).
No primeiro trimestre de 2024, o Itaú Unibanco apresentou um lucro líquido recorrente gerencial de R$ 9,771 bilhões, aumento de 15,8% em relação ao mesmo período do ano passado e um crescimento de 3,9% em comparação com o trimestre imediatamente anterior.
Apesar do lucro recorde, é importante destacar que houve fechamento de postos de trabalho. Ao final do primeiro trimestre de 2024, a holding contava com 85.936 empregados no país, registrando o fechamento de 3.561 postos de trabalho em doze meses. Segundo o relatório divulgado pelo banco, essas medidas resultaram em uma diminuição de 5,1% dos seus empregados no Brasil em um ano.