O 15° Grupamento de Bombeiros Militar permanece no combate as chamas, que destruíram um imóvel e danificaram outros no entorno, na Rua do Imperador, em frente as Lojas Americanas, no Centro Histórico de Petrópolis. Apesar da gravidade da situação, os militares afirmam que não houve feridos. Por volta das 12h, um veículo com escada Magirus chegou ao local para ajudar a debelar as chamas. Informações preliminares apontam que o veículo precisou ser trazido do Rio de Janeiro, para dar suporte as equipes petropolitanas.

Outro problema destacado por testemunhas é a falta de hidrantes da cidade. Quem presenciou a chegada dos bombeiros, afirma que eles tiveram dificuldade para acessar água, e por isso, inúmeros caminhões-pipa precisaram ser enviados ao local. Além disso, o hidrante mais próximo, que foi utilizado pelos profissionais, fica depois da Praça Alcindo Sodré, ou seja, à vários metros de distância da área afetada.

Equipes do ICMbio também seguem no auxílio de combate as chamas, tendo em vista que o fogo se alastrou para a região de mata. Os ventos fortes registrados nesta sexta-feira (14), agravam ainda mais a situação. O trânsito está parcialmente impedido, e as operações de ônibus seguem apenas até a Praça Dom Pedro.
Multidão se expõe à riscos
Devido ao incêndio de grande proporção, muitas pessoas ainda e aglomeram no entorno da área afetada. O problema é que a fumaça e a possibilidade de desabamento do imóvel, são riscos iminentes que seguem sendo ignorados pela população. Nem mesmo os pedidos das autoridades para que as pessoas se dispersem do local têm surtido efeito. O fogo começou por volta das 8h30, e até às 13h ainda existem centenas de pessoas próximas ao local.


Foto: Ana Paula Caneda