Um grande foco de incêndio em vegetação, na região no Taquaril, no distrito da Posse, em Petrópolis foi identificado pelas equipes: do Instituto Larissa Saruê e do Sr Bernardo Lacombe, proprietário da Pousada Paraíso. O fogo teve início na tarde de sábado e o combate às chamas se estendeu até a madrugada deste domingo (18).
Os brigadistas que trabalharam nesta ocorrência, informam que a área queimada tem grandes proporções e dizimou milhares de árvores de grande, médio e pequeno portes. Além disso, deixou muitos animais queimados e nascentes de água em risco.

Uma equipe especializada, lotada na Quinta da Boa Vista – 1º GSFMA – Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente, chegou ao local durante a madrugada e, na sequência, uma equipe que fica baseada em Areal – ambas ligadas ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro – chegou para somar forças na luta contra as chamas na localidade.
Além disso, a Assessoria do CBMERJ informou ter havido áreas queimadas pelo fogo no bairro Floresta – com acionamento às 16h35, para a Rua Floresta, número 800 -, em Pedro do Rio – com acionamento às 16h50 -, em Corrêas – com acionamento para a Estrada Manoel Valter Bechtlufft, às 18h – e em Nogueira – com acionamento às 18h40.

Claudiomar Batista, um dos brigadistas envolvidos na ação, comentou que estes incêndios deixam o solo enfraquecido e sem forças para suportar as fortes chuvas, que sem as árvores, as nascentes correm o risco de secar, que os animais ficam sem ter como sobreviver no local e que o restabelecimento de fauna e flora, pode levar décadas.