A Prefeitura de Areal, em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), iniciou as atividades do Ponto de Inclusão Digital (PID) na Praça Yedo Fiuza, 38, loja 8, Ilha. Este espaço representa um avanço no acesso à justiça e na oferta de serviços públicos para os cidadãos de Areal.
O PID é fruto de um projeto do Poder Judiciário, que estabeleceu a instalação desses pontos em municípios sem sede de unidade judiciária, como Areal. Com hubs de acesso equipados com computadores e câmeras, fornecidos pelos tribunais em cooperação com as administrações locais,
este projeto garante que os cidadãos tenham acesso facilitado aos portais e balcões virtuais de todos os tribunais da jurisdição, sem precisar sair da cidade.
No PID, a população poderá realizar uma série de serviços relacionados ao Poder Judiciário, como:
• Acompanhamento de processos judiciais: consulta rápida e eficiente do andamento dos processos.
• Participação em audiências virtuais: realização de depoimentos e audiências por videoconferência, sem sair da cidade.
• Utilização do Balcão Virtual: acesso a serviços como emissão de certidões, protocolos e outras demandas judiciárias online.
Além dos serviços judiciais, o PID também vai facilitar o acesso a importantes serviços públicos, como consultas sobre IPTU.
A Prefeitura de Areal reafirma seu compromisso de promover cidadania plena e acesso universal aos direitos, conectando os moradores às diversas esferas do Poder Judiciário e dos serviços públicos.
Para mais informações sobre o Ponto de Inclusão Digital de Areal, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail ponto.digital@areal.rj.gov.br ou visite o PID na Praça Yedo Fiuza, Ilha.
Assessoria Prefeitura de Areal