Em meio a denúncias de novos atrasos nos pagamentos dos profissionais da educação, a Secretária de Educação de Petrópolis, Cecília Pinheiro, foi convocada pela vereadora Júlia Casamasso para prestar esclarecimentos. A sessão ocorrerá na Câmara Municipal, no dia 21 de outubro, às 17h.
“Há meses, estamos recebendo diversas denúncias sobre atrasos nos pagamentos de estagiários e RPAs, e a cada mês que passa, os atrasos vão ficando mais longos”, explica a vereadora, que é presidente da Comissão Permanente de Trabalho e Defesa dos Servidores Públicos, e tem acompanhado de perto todo o processo. “Precisamos de respostas claras e ações concretas para resolver essas questões”, afirma Júlia.
Além das recorrentes denúncias de atraso nos pagamentos dos profissionais da educação, serão discutidas questões relacionadas ao concurso público da educação realizado em 2022. Na última semana, a vereadora se reuniu com membros do “Convoca Petrópolis”, grupo que reúne profissionais aprovados que aguardam a convocação. Em maio, Júlia aprovou um projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a convocar todos os aprovados no concurso público de 2022 para cargos na rede municipal de ensino. Contudo, a execução do projeto ainda enfrenta entraves administrativos, gerando críticas sobre a transparência e a gestão do processo.
O requerimento enviado à Secretária de Educação menciona a necessidade de esclarecimentos sobre o concurso público da educação realizado em 2022, bem como sobre os atrasos nos pagamentos e o desligamento da estagiária. A sessão na Câmara Municipal promete ser um momento crucial para esclarecer as questões levantadas e buscar soluções efetivas para os problemas enfrentados pelos profissionais da educação em Petrópolis.