Hingo Hammes em Brasília durante o encontro | Foto: Ascom PMP
O prefeito de Petrópolis, Hingo Hammes, participou nesta semana do encontro nacional de prefeitos e prefeitas de todo o país, que se reuniram na capital federal, Brasília. Foram três dias de evento, com 3.110 prefeitos e 560 vice-prefeitos, representando 3.200 municípios do país. Durante a visita, o prefeito buscou diálogo com a União, com objetivo de captar recursos para prevenção de tragédias socioambientais em Petrópolis. O Governo Federal lançou a 2ª edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções e que vai destinar R$49,1 bilhões para obras e empreendimentos. As 20 modalidades são executadas pelos Ministérios da Saúde, Educação, Cidades e Esporte.
Temas do encontro deste ano
O Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas foi baseado em seis eixos temáticos: Boa Governança, Sistemas Informatizados e Serviços; Programas e Ações do Governo Federal; Governança Climática; Assistência Técnica – Transferências Governamentais; Lideranças Femininas; e Pacto Federativo Brasileiro. Com o tema “A cidade que queremos está em nossas mãos”, o encontro foi realizado nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro. O objetivo é incentivar a cooperação entre os municípios e a União, estimulando políticas públicas.
Mosela pode se tornar Polo Gastronômico
O Projeto de Lei que institui o Polo Gastronômico da Mosela foi aprovado pela Câmara dos Vereadores, nesta semana. A medida deve garantir novos incentivos para a região e impulsionar o setor de gastronomia. Com a aprovação, a área no entorno da Praça Frei Aniceto Kroker, mais conhecida como Praça da Mosela, passa a ser oficialmente reconhecida como um polo de referência para restaurantes, bares e demais estabelecimentos do ramo. A iniciativa visa estruturar e valorizar a identidade gastronômica do bairro, já consolidada como um dos principais pontos da culinária na cidade. O texto segue para sanção ou veto.
Carta ao prefeito Hingo Hammes
Será realizada nesta sexta-feira às 11h, na casa dos Conselhos Municipais Augusto Ângelo Zanatta, ao lado da Sede da Prefeitura de Petrópolis, a entrega de uma carta ao prefeito Hingo Hammes. O documento será entregue por meio do projeto Morte Zero, do Ministério Público do Estado do Rio de janeiro (IEP-MPRJ), representado pela Promotora de Justiça, Denise Tarin; e da Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro (Saerj), além de líderes da sociedade civil.
Objetivo da entrega
A entrega da carta tem como objetivo apresentar demandas ao prefeito referentes as demandas voltadas á prevenção no município. O encontro será realizado na véspera dos três anos da tragédia de 2022, que deixou 235 mortes e dois desaparecidos. Os pedidos contidos na carta abordam temas como moradia, política habitacional, entre outros, que de forma coletiva foram elaborados, pensando no futuro da cidade. Outras instituições que participaram da elaboração foram: universidades, órgãos municipais, e a Fiocruz.