Número de adesão à vacinas representa apenas 2% do total aplicado em janeiro de 2024 | Foto: Tony Winston/Agência Brasília
Por Hugo Petersen
O município de Petrópolis já registrou 172 casos prováveis e sete mortes por covid-19 nas seis primeiras Semanas Epidemiológicas de 2025. O número de casos gera grande preocupação na cidade, principalmente por conta da baixa adesão à vacinação, que é apenas 2% da quantidade registrada no mesmo período em 2024. O mais recente boletim InfoGripe da Fiocruz aponta que a volta às aulas têm causado aumento nos casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), relacionados a covid-19 e outras doenças respiratórias.
“Nessa época, as crianças acabam tendo mais contato umas com as outras, e acabam ficando mais tempo dentro da sala de aula, que é um ambiente mais fechado, com menor circulação de ar, que facilita a transmissão dos vírus respiratórios”, disse Tatiana Portella, Pesquisadora do programa de computação científica da Fiocruz e do InfoGripe.
Em Petrópolis, 172 novos casos e sete mortes pela doença viral já foram anotados nas seis primeiras seis semanas epidemiológicas de 2025. Houve um aumento de oito casos quando comparado ao mesmo período de 2024. Apesar do crescimento do número de casos, também foram registradas sete mortes no ano passado.
Estado do RJ
Dados do Painel Coronavírus, do Ministério da Saúde, apontam que somente no estado do Rio de Janeiro, já foram registrados mais de 4.800 casos prováveis de covid-19 em 2025. Além dos casos prováveis, 61 mortes em decorrência da doença foram anotados no Rio, sendo seis destas somente na última semana epidemiológica (entre os dias 2 a 8 de fevereiro).
Recomendações
A pesquisadora traz recomendações em caso de aparecimento de sintomas de contaminação por algum vírus respiratório, especialmente para crianças, neste período. “A orientação é ficar em casa em isolamento, recuperando-se da infecção, para evitar transmitir o vírus para outras crianças dentro da escola. Se não for possível manter a criança dentro de casa em isolamento, a recomendação é que, caso ela já tenha idade adequada, vá para a escola usando uma boa máscara, especialmente dentro da sala de aula”, disse.
Outro ponto importante, para o combate ao vírus, é que as pessoas mantenham a vacinação contra a covid-19 em dia. No município de Petrópolis, apenas 14 doses de vacina da covid-19 foram aplicadas até o momento em 2025. O número é preocupante, pois mesmo em um recorte maior, representa cerca de 2% do total aplicado em janeiro de 2024, quando foram aplicadas 713 doses no município.