“Espelho Meu” age como um agente transformador, que busca reacender o autocuidado e cultivar o amor próprio feminino | Foto: Arquivo/ Espelho Meu
Por Leandra Lima
Espelho é considerado um símbolo de pureza, verdade e sinceridade, também é lido como o guardião do reflexo do coração, pois transborda o que o interior está cheio. Apesar da simbologia, ele pode ser considerado um inimigo, a famosa frase “O espelho é meu inimigo!, traduz essa ideia, que rouba a felicidade de muitas mulheres, que não conseguem encarar o próprio reflexo, por motivos que ultrapassam a estética.
Na sociedade contemporânea, os padrões de beleza estão cada vez mais impostos na vida delas, já que começam a serem comparadas umas com as outras desde a infância. Todas têm que lidar com esses conceitos a todo o momento, o que dificulta esse processo de autoamor e cuidado. Como forma de romper esses paradigmas, incentivar e acolher mulheres que perderam a autoestima, o projeto “Espelho Meu” age como um agente transformador, que busca reacender o autocuidado e cultivar o amor próprio feminino.
“Espelho Meu”
O projeto foi idealizado em Três Rios, por Bruna Queiroz, estudante de Nutrição, em 2024. Ele nasceu pela necessidade de Bruna em compartilhar sua trajetória de superação. “O projeto veio devido a minha história, passei por depressão, crises de ansiedade e não foi nada fácil superar tudo isso. Uma das coisas marcantes era o medo que eu tinha de me olhar no espelho”, relatou Bruna.
O programa conta com orientações de nutricionista, terapeuta, psicóloga e professora de educação física. Segundo a idealizadora, todas as profissionais fizeram e ainda fazem parte do processo de construção da ação.
Um dos pontapés para iniciar tudo, foi quando Bruna percebeu que precisava de uma mudança, após ficar sobrepeso. “E nunca fui de me achar bonita, e de me arrumar. Depois que casei, tive ganho de peso, quando engravidei, engordei mais um pouco e sempre fiquei desanimada. O meu filho nasceu, pedi ao meu marido para tirar uma foto, pois não tinha hábito de me olhar no espelho. E foi especificamente essa foto que me deu um estalo que precisava mudar. No momento nem pensei em questão estética, mas sim em ter disposição. Meu filho tinha três meses de vida, eu precisava cuidar dele. Comecei a dieta em dezembro de 2022 e cheguei ao meu objetivo em setembro de 2023, para o aniversário de um ano do meu filho”, disse.
Depois do processo de emagrecimento, ela ainda não se sentia bonita, pois precisava tratar as outras áreas e então começou a fazer terapia. O Combo deu a inspiração que precisava, e após o processo de cura que ainda está em andamento iniciou o projeto como forma de inspirar outras mulheres que se sentem cabisbaixas.
Atualmente o espelho tem parcerias com profissionais dispostas a cuidar e realçar a beleza feminina. No conjunto total, todas as ações do projeto são gratuitas, e caso a participante queira um acompanhamento individualizado ela tem 10% de desconto na primeira consulta com a especialista desejada.
O programa atua em outras cidades além de Três Rios, como Paraíba do Sul e Sapucaia. Hoje já somam 180 mulheres ativas. A organizadora coloca um limite de participantes para que todas possam receber a atenção necessária.
Para Bruna, o espaço é dedicado a mulheres que desejam resgatar a autoestima, fortalecer a autoconfiança e se cuidar de dentro para fora.
Relato
Em meio às rotinas de cuidar de casa, trabalho e se dedicar a si, muitas mulheres perdem a força de praticar o autocuidado pelo cansaço. E no grupo enxergam uma rede de apoio onde podem se incentivar e resgatar o amor próprio. “Esse grupo tem sido muito especial para mim, aqueles dias que pensamos em parar e desistir não ganham mais força! Temos incentivo aqui para não parar. Não consegui me dedicar aos treinos e alimentação tanto como eu queria, mas não desisti, um dia após o outro. Sou mulher, mãe de dois meninos lindos, esposa, trabalho fora e sou serva do Deus vivo. Com Deus e com o espelho meu, estou lutando dia após dia contra a procrastinação”, expressou uma participante.