A programação em homenagem às mulheres se estende por todo o mês de março | Foto: Ascom PMP
Por Redação
O último sábado (08) em Petrópolis foi marcado por ações no centro da cidade, em celebração ao Dia Internacional da Mulher. A programação contou com apresentações musicais, homenagens e a leitura da carta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), entregue às autoridades municipais. O encontro reuniu representantes do poder público e da sociedade civil para reforçar a importância da luta feminina e o fortalecimento de políticas públicas voltadas às mulheres.
A programação em homenagem às mulheres se estende por todo o mês de março. O prefeito Hingo Hammes enfatizou o papel das mulheres no governo e o compromisso da Prefeitura em promover ações efetivas para ampliar seus direitos. “Nosso governo tem muitas mulheres em posições de liderança, isso mostra nosso compromisso com a igualdade e com políticas públicas voltadas para a valorização feminina”, afirmou.
Mês da Mulher
Durante todo o mês de março, a Prefeitura de Petrópolis e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) celebram o Dia Internacional da Mulher com diversas atividades. Vão acontecer palestras, oficinas, feira de empreendedorismo, atrações culturais e musicais, e atividades de saúde e esportivas envolvendo todos os setores da Prefeitura. A programação será iniciada nesta segunda-feira (10), 8h às 9h e de 18h às 19h com a palestra “Doenças relacionadas a má alimentação e como seguir uma alimentação saudável”, que será realizada na Secretaria de Esportes e vai ser encerrada no dia 29 deste mês com o seminário: “A Desigualdade Salarial e Empregos para as Mulheres em Petrópolis”.
Casos de violência ainda são preocupantes
Apesar das ações realizadas na cidade, os casos de violência em Petrópolis ainda preocupam, não só as mulheres, mas também o governo. De acordo com o Dossiê Mulher 2024, divulgado pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), os casos na cidade aumentaram 17%, quando comparado ao mesmo período de 2023, após registrar 2.848 casos de violência, sendo: 769 violência física, 771 violência moral, 132 violência patrimonial, 1.004 psicológica e 172 violência sexual.
Caso recente na cidade
Na última sexta-feira (07), um homem de 48 anos foi preso por estupro de vulnerável e importunação sexual. Segundo os policias, ele foi condenado a 19 anos e seis meses de prisão pelos crimes. A investigação começou após duas sobrinhas da ex-companheira, relatarem os abusos, que eram cometidos quando estavam sozinhas em casa. Ainda no relato, foi apontado que ele dava presentes às crianças para que não contassem a tia. O homem foi detido na localidade Bairro da Glória, com apoio de policiais militares. A ocorrência foi registrada na 106ª delegacia de polícia, em Itaipava.