Castro explicou que, apesar dos núcleos de chuva estarem, neste momento, mais concentrados na Região Serrana, o risco geológico é grande em diversos pontos por conta dos acumulados desde ontem à noite.
| Foto: Divulgação Estado
Com a previsão de altos índices pluviométricos para as próximas horas deste sábado (05), o governador Cláudio Castro alertou, durante coletiva em Petrópolis, sobre a manutenção permanente do estado de atenção da população, principalmente de moradores das regiões mais impactadas pelas chuvas, como capital, Serra, Baixada Fluminense e Costa Verde. Castro explicou que, apesar dos núcleos de chuva estarem, neste momento, mais concentrados na Região Serrana, o risco geológico é grande em diversos pontos por conta dos acumulados desde ontem à noite.
Nos 470 pontos de monitoramento que temos, não chove apenas em 100. Ou seja, o estado de atenção e os cuidados são fundamentais para preservar vidas. Reforço o meu apelo: sigam as orientações de segurança dos órgãos públicos e não se desloquem desnecessariamente. Mais uma vez vamos enfrentar esse período desafiador com responsabilidade e solidariedade – ressaltou Cláudio Castro.
O Governo do Estado segue trabalhando para minimizar os impactos das chuvas, com equipes de plantão, monitoramento constante e ações emergenciais. A Defesa Civil do Estado está em contato permanente com os municípios e prestando assistência, por meio de consultoria técnica, aos prefeitos e gestores municipais de Defesa Civil. O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN-RJ) segue acompanhando as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos de todo o estado.
Fique atento às recomendações:
Cadastre-se para receber alertas de risco de desastres no celular: mande um SMS com o seu CEP para o número 40199;
Não se locomova sem necessidade. Jamais entre em áreas alagadas;
Monte um kit com itens pessoais básicos, incluindo documentos, receitas médicas, remédios de uso contínuo, cartão do SUS, entre outros;
Informe-se previamente sobre os locais que servirão de abrigo/ponto de apoio em caso de emergência;
-Tenha em mãos os telefones do Corpo de Bombeiros (193) e da Defesa Civil local (199);
Fique atento ao toque das sirenes e siga as orientações de segurança emitidos.