Entre sexta-feira (04) e sábado (05), mais de 90 chamados foram realizados | Foto: Ascom/PMP
Por Redação
A Prefeitura de Petrópolis decretou situação de emergência por conta das fortes chuvas que atingiram a cidade neste fim de semana (sexta e sábado – 04 e 05/04). Em apenas 24 horas, a cidade recebeu mais de 300 mm de chuva na região do São Sebastião. O Independência teve 296,81 mm, o Alto da Serra registrou 295,81 mm, e o Chácara da Flora teve 248,2 mm, de acordo com os pluviômetros do Cemaden Nacional. Durante esse período, mais de 90 chamados foram feitos, relacionados a deslizamentos, quedas de árvores, desmoronamento de blocos, problemas em vias, queda de postes, alagamentos e outros incidentes.
“O principal motivo é conseguir recursos, principalmente do Governo Federal, para restabelecimento da cidade, que fui muito afetada, em especial nas regiões do Alto da Serra e Independência, mais afetadas pelas chuvas que excede a capacidade de resposta do município, comprometendo sua infraestrutura de atendimento à emergência e de recuperação”, ressaltou o prefeito Hingo Hammes.
O decreto de emergência inclui a requisição de veículos, máquinas e equipamentos junto a empresas e entidades privadas e junto a órgãos da Administração Pública, direta ou indireta, federal, estadual ou municipal; a arregimentação, recrutamento e contratação de pessoal para prestação dos serviços necessários, sejam voluntários ou mediante remuneração, conforme necessidade emergencial; além da compra de gêneros alimentícios e insumos para atendimento das necessidades imediatas das pessoas e famílias vitimadas pelas chuvas. O decreto também prevê desapropriações de utilidade pública para garantir o atendimento da população
Ações de limpeza
Entre a tarde de sexta-feira (4) e às 19h40 de sábado (5), a Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) executou diversas ações em resposta às chuvas. As equipes realizaram a remoção de árvores e galhos, limpeza das ruas, desobstrução de vias e recolhimento de resíduos em vários bairros.
Na manhã de domingo (06), as ações foram intensificadas. As equipes da Comdep atuaram na limpeza e desobstrução das vias. O Alto da Serra, Corrêas e Nogueira receberam o reforço das equipes e máquinas. Equipes da Defesa Civil também estiveram nas ruas, realizando as vistorias e atendendo aos chamados. De sexta-feira até a manhã de domingo, 113 chamadas foram abertas. Desse total, 93 foram registradas no sábado. Segundo o órgão, não houve registro de vítimas.
Chuva acima do esperado
Com o acumulado de mais de 300 mm de chuva em apenas 24 horas (índice registrado no sábado, 5 de abril), algumas regiões de Petrópolis receberam até 50% a mais do que a previsão para o mês inteiro de abril. A expectativa era de cerca de 200 mm para o mês, mas em São Sebastião, por exemplo, o Cemaden Nacional registrou 301 mm.
“Ainda estamos com acumulados de chuva alto e com isso ainda há risco de movimentação de massa, por isso é importante que as pessoas, principalmente as que moram em áreas de risco, fiquem atentas. Continuamos monitorando e fazendo as atualizações nas redes sociais da Defesa Civil e Prefeitura”, disse o secretário de Proteção e Defesa Civil, Guilherme Moraes.
Terceiro Distrito afetado
Neste sábado (05), as fortes chuvas que atingiram Petrópolis também causaram alagamentos em diversos pontos do terceiro distrito, especialmente em Itaipava, entre o Parque de Exposições e a entrada da rodovia BR-040. Estacionamentos, ruas, shoppings e imóveis ficaram totalmente submersos pela água. A Defesa Civil do município, às 15h50 do mesmo dia, chegou a abrir os pontos de apoio no terceiro distrito para atender à população afetada.