Desembargador federal Luiz Paulo da Silva Araújo Filho tomou posse como presidente do TRF2 | Foto: Fotos CM
Autoridades do meio jurídico se reuniram, na tarde da última segunda-feira (7), na sede do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), no Centro do Rio, para prestigiar a posse da nova diretoria, que estará à frente da corte no período entre 2025 e 2027. O presidente do STF e do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso, o vice-presidente do STJ e corregedor-geral da Justiça Federal, ministro Luís Felipe Salomão, o presidente do TJRJ, desembargados Ricardo Couto de Castro e a presidente da OAB-RJ, Ana Tereza Basilio, marcaram presença.


Na cerimônia, o desembargador federal Luiz Paulo da Silva Araújo Filho assumiu a presidência do TRF2. Já a Vice-Presidência e a Corregedoria Regional da Justiça Federal da 2ª Região passam a ser ocupadas pelos desembargadores federais Marcus Abraham e Firly Nascimento Filho, respectivamente.


Ana Tereza Basílio iniciou seu discurso homenageando a gestão que então se despedia. “A Justiça Federal da 2ª Região realizou feitos de grande relevância no biênio que se encerra”, elogiou. Em referência ao novo presidente, ela lembrou que “Luiz Paulo é discípulo do saudoso professor José Carlos Barbosa Moreira [1931 – 2017, jurista, docente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e magistrado], que prefaciou a sua tese de mestrado ‘Ações Coletivas’, obra que declarou desejar ter escrito. É um elogio que ficou na história e que demonstra o quilate do nosso presidente ora empossando. Luiz Paulo, Marcus e Firly são representantes importantes não só da magistratura, mas das ciências jurídicas”, pontuou.
