Pela primeira vez na história três atletas brasileiros no Top 15 de uma prova do XCO | Foto: Marcelo Rypl
Esse domingo foi mágico para o ciclismo brasileiro. O País pela primeira vez na história teve três atletas no Top 15 de uma prova do Cross Country Olímpico (XCO) da Copa do Mundo de Mountain Bike. A cidade de Araxá, Minas Gerais, recebeu milhares de torcedores, que “pedalaram” juntos com Ulan Galinski, Gustavo Xavier e Alex Malacarne. Os três chegaram praticamente juntos no final, disputando roda a roda cada centímetro de pista. Ulan é atleta da Equipe Caloi Henrique Avancini Racing, do petropolitano e um dos maiores atletas da história, Henrique Avancini. Ulan participou das Olimpíadas de 2024 e é uma das maiores promessas do esporte no país.
Gustavo Xavier e Alex Malacarne, ambos da equipe Specialized Racing BR, terminaram com o tempo de 01 hora 20 minutos e 19 segundos. Xavier ficou com a décima posição. Já Ulan Galinski ficou com a 12ª posição, um segundo atrás dos dois. O vencedor da disputa foi o francês Victor Koretzky. Ele finalizou a prova com o tempo de 01 hora 19 minutos e 32 segundos.
Segunda etapa
Araxá está recebendo as duas primeiras etapas da Copa do Mundo de Mountain Bike da temporada 2025. No sábado foram realizadas as provas de Short Track (XCC) e nesse domingo a do Cross Country Olímpico (XCO).
Agora a competição terá uma pausa de dois dias, quando os circuitos terão alterações, e na quarta-feira (09) a competição retornará com a abertura das pistas para treino. Na sexta-feira (11) a disputa será do Short Track e no sábado do XCO.
Competir em casa
Nesta última semana, o atleta baiano já havia comentado sobre competir no Brasil, Ulan acredita que o calor do torcedor brasileiro é diferente. E competir “em casa” é algo que dá uma energia extra para esse ciclista que recebe carinho por onde passa no território nacional.
“Sou muito grato por toda a energia e torcida que eu recebo do povo brasileiro. Já pude sentir um pouco de toda essa energia, de toda essa emoção na semana passada, na Copa Internacional, aqui em Araxá. Me recordo muito bem de como foram especiais também as duas etapas da Copas do Mundo no ano passado (etapas em Mairiporã-SP e Araxá-MG). Eu realmente me sinto muito privilegiado em poder representar o meu país, esse sempre foi um grande sonho de criança e eu assumo essa missão com o coração aberto. Vou entregar esse mesmo coração para representar todo o povo brasileiro da melhor forma”, finaliza o ciclista da Equipe Caloi Henrique Avancini Racing.