Evento chega à 35ª edição com 24 barracas | Foto: Mariana Braga/CM
Por Mariana Braga*
A tradicional Feira do Pescado de Petrópolis teve início nesta quarta-feira (16), na Rua Visconde de Souza Franco, no Centro. O evento chega à sua 35ª edição em 2025, reunindo 24 barracas e expectativa de venda de mais de 60 toneladas de peixe até a Sexta-feira Santa (18), último dia de funcionamento.
A feira sempre acontece próximo à Páscoa, quando há a tradição cristã de não comer carne vermelha ou frango. A prática, que remonta à Idade Média, reforça a procura por pescados durante o período.
Secretarias acompanham evento
A realização do evento contou com apoio da Prefeitura de Petrópolis, por meio de uma ação integrada entre a Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep), a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) e as secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Saúde. Juntas, promoveram uma reunião com os feirantes para definir a organização das barracas, definição de ações de trânsito e vigilância sanitária.
“Nós tivemos reuniões com os feirantes da Feira do Pescado. Foi uma ação conjunta da Prefeitura, com várias secretarias envolvidas, para garantir o pleno funcionamento”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Samir El Ghaoui.
Andrea Rocha é feirante em Petrópolis há mais de 30 anos e destacou que a feira é uma tradição familiar, já que o pai também era feirante. “Meu pai era um dos mais antigos feirantes da cidade, eu fui ‘criada’ na feira livre, e por isso, estou seguindo em frente com a tradição”, destacou.
Além da estrutura com barracas fornecidas pela Prefeitura, a Vigilância Sanitária também acompanha a feira, orientando sobre o armazenamento e higiene dos pescados. Na quarta-feira (16), o Procon Petrópolis esteve no local para checar se todos os alimentos estão sendo acondicionados e manuseados de forma correta.
Funcionamento
A feira do pescado está localizada na Rua Visconde Souza Franco, em Petrópolis, e tem um funcionamento diferente: nesta quinta-feira (17) começa às 8h e vai até às 22h; já na sexta-feira (18), último dia de feira, começa às 8h e encerra às 14h.
*Estagiária