Nessa quinta-feira (17), a representante do Movimento Aluguel Social e Moradia de Petrópolis, Cláudia Renata, se reunião com o prefeito de Petrópolis, Hingo Hammes, para abordar os vícios construtivos no Conjunto Habitacional da Posse, construído para abrigar as famílias atingidas pelas tragédias de 2011. Segundo a representante, o local apresenta problemas de elétrica e no telhado. Um dos pedidos, é a busca para que o Governo do Estado auxilie nas intervenções com o objetivo de finalizar o conjunto. Segundo Cláudia Renata, existe projetos e a expectativa de emendas impositivas do Senador Carlos Portinho, para que o local tenha os problemas solucionados.
Outras demandas
Além do conjunto da Posse, foram abordados outros temas relacionados a habitação. Entre elas, a creche ao lado do Conjunto do Vicenzo Rivetti, que devem ser iniciadas no próximo mês e com expectativa de serem entregues até o fim de 2025. As obras já deveriam ter sido retomadas, porém, a empresa responsável pela obra no local, paralisou o serviço em 2024, devido a inadimplência na antiga gestão. Durante a conversa, também foi citado a construção do conjunto na Mosela, anunciado este ano pelo prefeito. A reunião foi positiva.
Pedro Alcântara é o novo secretário de Meio Ambiente
A prefeitura de Petrópolis publicou no Diário Oficial de quarta-feira (16), a nomeação do novo secretário de Meio Ambiente. A pasta passa a ser administrada por Pedro Alcântara em substituição ao vice-prefeito, Albano Batista, Baninho, que solicitou a saída após apresentar problemas de saúde. Servidor de carreira da Prefeitura, Pedro é formado em engenharia civil e possui pós-graduação em meio ambiente, além de já ter atuado em diversos cargos no município, como de diretor técnico e operacional da defesa civil e diretor de regularização fundiária. Baninho solicitou a saída do cargo de secretário, mas segue como vice-prefeito.
Operação especial de coleta no feriado
Os serviços de coleta de resíduos domiciliares vão funcionar normalmente em Petrópolis durante o feriado prolongado, de sexta-feira (18) a quarta-feira (23). Já a coleta seletiva terá operação especial, com atendimento nos bairros no sábado (19) e na terça-feira (22). Varrição, limpeza urbana e equipes de plantão para emergências também serão mantidas pela Comdep. No sábado, a coleta seletiva será realizada nos bairros Duarte da Silveira, Quarteirão Ingelheim, Castrioto, Retiro, Vale dos Esquilos, Chácara das Rosas e Centro Histórico.
Coleta seletiva
Na terça-feira, os caminhões atenderão às localidades do Mosela, Batillard, Pedras Brancas, Moinho Preto, Quissamã, Itamarati, Centro Histórico e pontos com coletas eventuais. Não haverá coleta seletiva na sexta (18), na segunda (21) e na quarta-feira (23). Além das coletas, os serviços de varrição e limpeza urbana também seguirão em operação, com equipes atuando diariamente em pontos estratégicos da cidade. Para situações emergenciais, a Comdep manterá equipes de plantão ao longo de todo o feriado.