Mesmo com risco de desabamento apontado pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), o fluxo de veículos, inclusive os de grande porte, continua intenso em uma ponte localizada em Itaipava, distrito de Petrópolis (RJ). Segundo a Associação Unidos por Itaipava(Unita), um dos principais problemas é a falta de fiscalização no local. O limitador de altura de quatro metros, instalado pela CPTrans, que impede a passagem de caminhões fora do padrão, já foi quebrado diversas vezes. A ponte é uma via estratégica, pois liga a BR-040 à Estrada União e Indústria, servindo como rota importante para moradores e motoristas que circulam em Itaipava, no terceiro distrito da cidade.
Necessidade de fiscalização
A CPTrans (Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes) alterou a sinalização da ponte, estabelecendo o limite de 10 toneladas. No entanto, não há balança para pesagem dos veículos nem agentes de trânsito fiscalizando a passagem. Com isso, até mesmo ônibus que operam as linhas Vila Rica e Fagundes, passam pelo local, Vale ressaltar que um ônibus urbano normal, pesa em média, 16 toneladas. De acordo com o DNIT, a estrutura da ponte precisará ser demolida. Porém, qualquer intervenção só poderá ocorrer a partir de agosto.
Briga de motorista evidencia necessidade de cobrador
Um motorista da Cidade Real se envolveu em uma briga, no centro, nesta segunda (28). No vídeo, é possível notar que um homem atrapalha os passageiros a embarcarem e depois, agride o motorista, que revidou. O caso evidencia a necessidade de cobradores em todas as linhas. Seja para embarque e desembarque ou para as viagens do coletivo. O Sindrodoviários manifestou solidariedade ao motorista da empresa, agredido durante o exercício da função. O Setranspetro informou que lamenta o caso, que nenhum ato de violência corresponde aos padrões de comportamento e que o rodoviário passará por um curso de atualização.
Novo horário do aterro
Foi sancionada a Lei nº 9.020/25, de autoria do presidente da Câmara Municipal de Petrópolis, vereador Júnior Coruja, que institui o horário oficial de funcionamento do aterro sanitário de Pedro do Rio para descarte de entulho e lixo verde, fixando-o das 7h às 17h. Localizado na BR-040, Km 49, no bairro Pedro do Rio, o aterro recebe, diariamente, mais de 100 caminhões caçamba — veículos essenciais à limpeza urbana. Antes da sanção da nova lei, o funcionamento se encerrava às 16h30.
Atendimento móvel
A Enel Distribuição Rio levará o atendimento móvel às cidades de São Gonçalo, Saquarema, Magé e Petrópolis. O objetivo é facilitar o acesso dos clientes a serviços fornecidos pela companhia. A unidade móvel vai oferecer os mesmos serviços das lojas físicas como: adesões, troca de titularidade, parcelamentos, religações, negociações de débitos e ligações novas. Na sexta-feira (2), a van estará estacionada no distrito de Itaipava, em Petrópolis. Além do atendimento móvel, a empresa também disponibiliza os canais digitais para atendimento.