Contrução da Nova Subida da Serra esta prevista no edital | Foto: Reprodução
Com a escolha de uma nova concessionária para operar a rodovia BR-040 (RJ-MG), a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) pede celeridade no início das obras da Nova Subida da Serra de Petrópolis. A federação destaca que a modernização da estrada é fundamental para trazer os benefícios diretos para a indústria fluminense e nacional. A Firjan reforça que a retomada imediata das obras da Nova Subida da Serra de Petrópolis é peça-chave para que esse processo de modernização da rodovia seja realmente efetivo. A estrada é a principal ligação entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, responsáveis por mais de 20% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
Tarifa Zero
Na sessão legislativa da última quarta-feira (30), a Câmara Municipal de Petrópolis (CMP) aprovou, em regime de urgência, uma indicação que solicitava à prefeitura tarifa zero no transporte público no Dia do Trabalhador. A proposta, que já foi aplicada em anos anteriores, no entanto, só foi divulgada à noite pela parlamentar, e logo o sindicato das empresas de ônibus do município se manifestou, já que não havia tempo hábil para que o esquema de gratuidade fosse colocado em prática.
Desafios para implementação
Apesar da indicação, surge a grande preocupação com o atual cenário de Petrópolis, referente ao transporte público. São três licitações previstas para esse ano e o município atualmente já precisa arcar com subsídios para os idosos e estudantes do município. Para saber se a indicação se tornará uma medida, é preciso acompanhar a publicação dos editais, que ainda devem ser publicados. Vale ressaltar que outras iniciativas parlamentares visam isenção na tarifa de ônibus para mulheres vítimas de violência e para pacientes oncológicos.
Imposto Solidário
A Apae Petrópolis acaba de lançar a campanha Imposto Solidário – Apae Petrópolis. A entidade, que atende crianças, adolescentes e adultos com deficiência, espera mobilizar empresas e pessoas físicas na destinação de até 3% do seu Imposto de Renda, conforme prevê as regras da Receita, sem qualquer custo adicional para o doador. As doações são essenciais para o funcionamento e a melhoria contínua dos programas e atendimentos prestados pela APAE. Elas permitem que a instituição invista em recursos e serviços de alta qualidade.
Diretor da Fiocruz Petrópolis é homenageado
Entrega da premiação foi realizada no dia 11 de abril | Foto: Divulgação
O diretor do Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde/ Fiocruz Petrópolis, Felix Rosenberg, recebeu no mês de abril uma homenagem do Instituto Nacional de Saúde (INS) de Moçambique pelas mãos do diretor geral, Eduardo Samo Gudo, e da diretora geral adjunta, Sofia Viegas. A homenagem representa um reconhecimento sobre o trabalho que Felix Rosenberg vem realizando como secretário executivo da Rede de Institutos de Saúde Pública da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (RINSP-CPLP), no qual representa a Fiocruz, em especial a sua contribuição para reestruturação e desenvolvimento no INS de Moçambique.