Após o conclave, que escolheu o cardeal Robert Francis Prevost Martínez, como o novo Papa Leão XIV, o Bispo Diocesano de Petrópolis, Dom Joel Portela, se alegou com o resultado e divulgou uma nota sobre o resultado. “Nós nos alegramos com toda a Igreja pela eleição do 267º Sucessor de Pedro, o Papa Leão XIV, o Cardeal Robert Francis Prevost Martínez, O.S.A., no dia de hoje, segundo dia do Conclave. Sua primeira palavra foi um anúncio de paz, a paz que vem do Ressuscitado. Que toda a Igreja possa, sob a condução do Papa Leão XIV, trabalhar incansavelmente pela paz…”, cita um trecho da nota. O Bispo ainda citou que a igreja permanecerá em oração pelo Sumo Pontífice.
Manual de intervenções
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o Ministério das Cidades, está desenvolvendo o Projeto Desenvolvimento Urbano Integrado para Redução de Riscos de Desastres em Cidades, que visa a elaboração de um manual com metodologias para intervenções urbanas integradas e inovadoras para municípios brasileiros. O objetivo é fortalecer as estratégias nacionais de planejamento para resiliência urbana e garantir maior segurança e qualidade de vida para seus cidadãos. Entre as 50 cidades selecionadas, está Petrópolis.
MPRJ requer à Justiça antecipação de perícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 2ª Promotoria de Tutela Coletiva do Núcleo Petrópolis, propôs, nesta quinta-feira (08/05), ação probatória autônoma em face da Crazy Park Ltda, requerendo que seja deferida a produção antecipada de prova pericial no parque de diversões montado no Parque Municipal Paulo Rattes, em Itaipava. No local, foi registrado acidente com múltiplas vítimas, na madrugada do dia três de maio, e que culminou na morte de um jovem de 19 anos, residente de Miguel Pereira, que não resistiu aos ferimentos e duas jovens que também ficaram feridas depois do acidente.
Novo monitoramento
Apontou o MPRJ que, na manhã desta quinta (08), por volta de 06h20, ao realizar monitoramento do Parque de Exposições, a Guarda Municipal avistou dois indivíduos subindo as portas do rol principal. Um deles se identificou um deles como engenheiro mecânico e que faria perícia no local. A GM conduziu o indivíduo à 106ª DP e ali foi registrado o boletim de ocorrência. Ocorre que o mesmo vem a ser o engenheiro responsável pela Anotação de Responsabilidade de liberação da montagem.
Pedidos solicitados
Diante dos fatos, o MPRJ requer à Justiça a designação de perito engenheiro mecânico e de perito engenheiro elétrico, para responder aos quesitos apresentados; que seja determinado ao CREA-RJ, por sua equipe de fiscalização, a realização da mesma. A promotoria requer que a perícia esclareça diversos pontos das condições de funcionamento do parque, como estado das instalações elétricas, sinalização de restrições de utilização (como altura mínima e faixa etária), equipamentos de segurança e realização regular de testes.