Entre 1º de janeiro e 10 de maio deste ano, a Prefeitura já recolheu 401 toneladas de materiais recicláveis e 1.120 litros de óleo de cozinha saturado. A divulgação dos números marca o Dia Internacional da Reciclagem, celebrado neste sábado (17/05), e reforça a importância das ações de coleta seletiva e educação ambiental promovidas pelo município.
“A separação correta dos resíduos evita danos ao meio ambiente, amplia a vida útil do aterro sanitário e ainda gera renda para os trabalhadores das cooperativas”, afirmou o prefeito Hingo Hammes. Parte do material reciclável recolhido é destinada ao Centro de Triagem Anderson Manoel Palma, no Siméria, onde passa por separação. O restante é encaminhado diretamente às cooperativas, que também realizam a triagem e o reaproveitamento dos resíduos.
A coleta seletiva aceita diversos tipos de materiais, como papel (caixas de papelão, jornais, revistas, embalagens longa vida e livros), vidro (garrafas, frascos, potes, embalagens de bebidas e cosméticos), plástico (garrafas PET, embalagens de produtos de limpeza, vasos e fios), metal (latas de alumínio, latas de bebidas e alimentos), lixo eletrônico (televisores, computadores, celulares, rádios, entre outros) e óleo de cozinha usado, que deve ser armazenado corretamente e entregue nos pontos de coleta. O óleo saturado recolhido é doado ao Projeto INcluir Petrópolis, que desenvolve ações de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, promovendo inclusão em atividades de lazer, cultura e turismo.
Atualmente, a cidade conta com cinco caminhões específicos para coleta seletiva e quatro pontos fixos de entrega voluntária: Quitandinha (em frente à sede da Comdep), sede da Prefeitura (Centro), Corrêas, Itaipava e Araras. “Os moradores podem contribuir com o serviço separando os resíduos em embalagens plásticas transparentes, fornecidas pelos coletores, e deixando o material do lado de fora do portão nos dias corretos”, explica a presidente da Comdep, Fernanda Ferreira.
Apesar da crescente adesão ao serviço, ainda ocorrem erros no descarte de materiais não recicláveis. Entre os itens frequentemente encaminhados de forma inadequada estão papel higiênico, embalagens laminadas, lixo hospitalar, madeira, lixo verde, móveis e resíduos orgânicos. “A orientação é que os moradores sempre verifiquem o que pode ou não ser reciclado e, principalmente, lavem e acondicionem corretamente os materiais. O sucesso da coleta seletiva depende do engajamento coletivo”, disse Murilo Gonsalves, gerente do setor de Coleta Seletiva da Comdep.
Confira as rotas da coleta seletiva de porta a porta:
Segunda-feira: Bingen, Centenário, Vila Militar
Terça-feira: Mosela, Bataillard, Pedras Brancas, Barão, Itamarati, Quissamã
Quarta-feira: Valparaíso, Corrêas, Samambaia (Cascatinha pontual), Coronel Veiga, Caetitu, Nogueira, Bom Clima, Doutor Thouzet (parcial), Quitandinha
Quinta-feira: Morin, Araras, Itaipava, Rocio, Fazenda Inglesa
Sexta-feira: Alto da Serra, Rua Teresa, Vila Felipe, Chácara Flora, Sargento Boening, Praça Catulo, Castelanea (agendado), Barão
Sábado: Castrioto, João Xavier, Retiro, Quarteirão, Ingelheim, Duarte da Silveira, Marechal Hermes da Fonseca, Vale dos Esquilos
De segunda a sábado a partir das 16h: Centro
Pontos fixos de coleta:
• Rua General Rondon, 400, Quitandinha (em frente à Comdep)
• Estrada União e Indústria, 4.622, Corrêas (Agência Regional da Comdep)
• Estrada Bernardo Coutinho, 3.455, Araras (ao lado da UBS Araras)
• Estrada União e Indústria, 10.000, Itaipava (Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes)
• Prefeitura de Petrópolis, Avenida Koeler, 260 – Centro (estacionamento)