A Águas do Imperador precisou realizar, pela segunda vez em menos de um mês, a manutenção de um bebedouro público instalado na Avenida Barão do Rio Branco, nº 2046, em Petrópolis. No início de maio, a concessionária precisou substituir completamente o bebedouro, que havia sido danificado. Desta vez, a torneira nova, recém-instalada, foi quebrada. A situação se repete em outros bebedouros instalados pela cidade.
O caso chama atenção para um problema recorrente enfrentado pela concessionária: o vandalismo e o mau uso dos bebedouros públicos. Ao todo, a Águas do Imperador disponibiliza 22 equipamentos, localizados em áreas de grande circulação de pessoas, como praças, pontos turísticos e locais destinados à prática de esportes. Na Avenida Barão do Rio Branco, onde é montado o Circuito de Lazer aos domingos e feriados, estão instalados quatro bebedouros, frequentemente danificados.

A concessionária investe, anualmente, cerca de R$ 25 mil na manutenção dos bebedouros, com o objetivo de manter o bom funcionamento e a higiene dos equipamentos. Nas manutenções preventivas e limpezas, realizadas semanalmente, a equipe da concessionária encontra, frequentemente, torneiras quebradas, adesivos arrancados e pichações.
“Esses equipamentos são um serviço público de extrema importância, especialmente em locais de lazer e prática esportiva. Infelizmente, o vandalismo não apenas gera custos, mas impede que a população tenha acesso a água potável, gratuita e de qualidade. É um prejuízo coletivo. Preservar esse patrimônio é responsabilidade de todos”, destaca João Henrique Tebyriça de Sá, diretor da Águas do Imperador.
Foto: divulgação