Na festa de Nossa Senhora de Fátima, 13 de maio, ao celebrar seus dez anos de inauguração, o Centro de Educação Infantil São Judas Tadeu, localizado no bairro Mosela, recebeu a visita do bispo diocesano, Dom Joel Portella Amado. Acompanhado do Padre Lucas Thadeu da Silva e do Padre Bruno Leonardo dos Santos Magalhães, pároco e vigário paroquial da Paróquia São Judas Tadeu, Dom Joel conheceu as instalações do Centro Educacional, conversou com a equipe e ouviu testemunhos de pais e avós sobre a importância da instituição na formação de seus filhos e netos.
Dom Joel manifestou sua alegria pelo trabalho realizado pelo Centro de Educação Infantil, pelos testemunhos que escutou de quem tem filhos e netos na unidade, afirmando que este é o fundamento de todo trabalho: “ser uma grande família”. O bispo comentou ainda que, nesta unidade e nas demais que têm o apoio da Diocese de Petrópolis, mostra que a educação com princípios cristãos é possível, dá certo e contribui para mudar a realidade social que vivemos.
Entre os testemunhos, uma das mães relatou que sua filha está no último ano e terá que deixar o Centro Educacional, o que para ela está muito difícil, pois na escola encontraram, entre outras coisas, uma equipe que cuida das crianças, mas está atenta também às famílias. Uma mãe chegou a relatar que foi a partir da filha, falando das coisas que eram realizadas na escola, inclusive as orações e o olhar para Deus, que voltou a ter fé.
Foram muitos os relatos de mães e avós que manifestaram o carinho pela unidade escolar, com algumas superando inclusive a distância da escola, morando em outro bairro, mas não abrindo mão de que o filho estude no Centro de Educação Infantil São Judas Tadeu. “Aqui as crianças aprendem, a equipe de profissionais acompanha, cuida, e elas têm contato com os princípios cristãos e respeito humano”, relatou uma das mães, afirmando que “é muito triste quando sabemos que nossos filhos vão deixar o Centro de Educação”.
A diretora do Centro de Educação, Eliene de Fátima Silva Gonçalves Xavier, e o Padre Lucas Thadeu da Silva aproveitaram a visita do bispo diocesano para falar dos projetos futuros, apresentando a ele plantas de melhoria das instalações. Padre Lucas comentou que o desafio hoje é buscar os recursos para as obras, além das necessidades diárias para manutenção do prédio.
Para Eliene de Fátima, a visita de Dom Joel, no dia de celebração pelos dez anos do Centro de Educação Infantil São Judas Tadeu, foi uma grande graça e um estímulo para que toda a equipe continue trabalhando em prol da educação das crianças. Durante a permanência na escola, o bispo, junto com a diretora e os sacerdotes, visitou as salas de aula, conversou com as crianças e delas recebeu o carinho e presentes confeccionados por elas.
Ao final do encontro, o bispo e os padres Lucas Thadeu e Bruno Leonardo participaram da coroação de Nossa Senhora, com Dom Joel dando uma bênção a todos. As crianças cantaram uma música dedicada à Virgem Maria e o bispo foi convidado a fazer a coroação da imagem de Nossa Senhora de Fátima. Apesar de o Centro de Educação Infantil receber o nome de São Judas Tadeu, padroeiro do bairro Mosela, onde está a paróquia dedicada ao santo, a unidade tem um carinho especial por Nossa Senhora de Fátima, pois foi no dia 13 de maio de 2015 que a unidade foi inaugurada.
Um pouco da história
O Centro de Educação Infantil São Judas Tadeu é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, pertencente à Mitra Diocesana de Petrópolis, estando ligada à Paróquia São Judas Tadeu da Mosela, fazendo parte do grupo de escolas e creches, denominadas escolas paroquiais. Ela foi inaugurada em 13 de maio de 2015 e desde os seus primeiros dias conta com o apoio dos padres atuais e que passaram pela Paróquia da Mosela.
A creche, como é conhecida por todos, atende crianças da Educação Infantil de 2 a 5 anos e 11 meses. Todo o trabalho teve início atendendo 50 crianças e atualmente são mais de 120 crianças. A diretora da creche afirma que o principal objetivo é oferecer um local seguro e acolhedor para as crianças, com condições de desenvolvimento integral que elas necessitam, bem como criar laços afetivos de modo que possam ser um suporte para elas e para suas famílias.
Na unidade, as crianças recebem educação com orientação pedagógica, acompanhamento de uma auxiliar de enfermagem responsável pelos cuidados diários relacionados à saúde; alimentação acompanhada e balanceada por uma profissional da nutrição; um pediatra voluntário; uma dentista voluntária que faz prevenção e acompanhamento mensal nos momentos de escovação após as refeições e atendimento fonoaudiológico voluntário, contribuindo para um maior desenvolvimento das crianças em parceria com a educação.
A creche oferece ainda direção espiritual aos pais e responsáveis, funcionários e crianças, exercida pelos padres da Paróquia São Judas Tadeu. Neste campo, apesar de a creche estar vinculada à Igreja Católica, muitos pais de outras denominações fazem questão de manter seus filhos nesta e em outras escolas paroquiais com o argumento de que nestas unidades os filhos aprendem também princípios cristãos que devem nortear a vida das pessoas quando adultas.