Petrópolis esteve representada nesta quinta-feira (22/05) no evento realizado no Museu do Amanhã, na Praça Mauá, no Rio de Janeiro, em comemoração ao Dia Internacional da Biodiversidade. O município foi representado pelo vice-prefeito Albano Filho Baninho; pelo secretário de Meio Ambiente, Pedro Alcântara, e por representantes da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep).
A programação contou com painéis e atividades promovidas pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) e pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA). Um dos destaques foi o lançamento de duas importantes publicações: Atlas das Unidades de Conservação Municipais do Estado do Rio de Janeiro e Conhecendo a Flora Endêmica e Ameaçada de Extinção do Estado do Rio de Janeiro
Durante o evento, também foram doadas placas de sinalização e câmeras trap para os 92 municípios do estado, como parte do Programa de Apoio às Unidades de Conservação Municipais (ProUC), desenvolvido dentro do Projeto Fauna Ameaçada. Para o vice-prefeito Albano Filho, o Baninho, o encontro reforça o papel dos municípios na conservação ambiental. “Petrópolis tem um compromisso permanente com o meio ambiente. Estar aqui, ao lado de representantes de todo o estado, mostra que estamos alinhados com as diretrizes para proteger nossa biodiversidade e fortalecer nossas unidades de conservação”, afirmou.
O evento também abordou o combate ao desmatamento ilegal, com destaque para o Programa Olho no Verde, que prevê o monitoramento e controle do uso do solo em áreas sensíveis. “O governador Cláudio Castro é um gestor que não diz não para o Meio Ambiente. É um governador municipalista e que entende a força que tem a parceria com os gestores municipais. Hoje temos a consciência de que a preservação da biodiversidade é uma necessidade para o presente e para o futuro de todos nós e das próximas gerações. Contamos com o apoio dos municípios para que possamos seguir avançando na construção de um estado mais verde e com a sua rica biodiversidade preservada”, assinala o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
Os representantes municipais assinaram os Termos de Adesão ao programa, consolidando o comprometimento com a agenda ambiental fluminense. “A troca de experiências entre os municípios é fundamental para avançar em políticas públicas ambientais. O fortalecimento das unidades de conservação municipais passa por articulação e investimento em tecnologia e informação. Petrópolis está dando passos importantes nesse sentido, e participar de momentos como este amplia nosso olhar e nossa rede de apoio”, destacou, o secretário de Meio Ambiente, Pedro Alcântara.
A presidente da Comdep, Fernanda Ferreira, também comentou a relevância da data e da integração entre os municípios. “Temos avançado muito na gestão dos resíduos sólidos e na educação ambiental em Petrópolis. Estar presente neste evento reforça nosso compromisso com soluções sustentáveis e com o engajamento da população nessa causa tão importante”, disse.