Ato aconteceu nesta sexta (23), percorrendo ruas do bairro São Pedro
Alunos de diversas escolas municipais e particulares participaram da 2ª Caminhada pelo Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes nesta sexta-feira (23/05), pelas ruas do bairro São Pedro, com ponto de saída e retorno na Escola M. Belkis Morgado. Crianças também participaram indo no ônibus do ‘Expresso Amarelo’, que integra a campanha Maio Amarelo. Organizado pela GCM Teresópolis (Guarda Civil Municipal)/Secretaria M. de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade, o ato contou com o apoio do 30º BPM (Batalhão de Polícia Militar), da PRF (Polícia Rodoviária Federal), 110ª DP (Delegacia de Polícia) e do 16º GBM (Grupamento de Bombeiros Militar). O CMDCA (Conselho M. Dos Direitos da Criança e do Adolescente), programa ‘Bem Me Quer Teresópolis’/Secretaria M. de Saúde, Conselho Tutelar e Vara da Infância e Juventude (TJRJ) também estiveram presentes.
“É um momento importante, com a união de todas as secretarias, as forças de segurança e os órgãos de proteção e defesa da criança. Todos envolvidos também na campanha Maio Amarelo, de segurança no trânsito. São assuntos que devemos trabalhar para conscientizar a população sobre a importância desses temas. Estamos todos juntos trabalhando por uma cidade melhor!”, enfatizou o Secretário de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade, Sérgio Mauro Louzada.
A farmacêutica Cristiane Estevam, do programa municipal ‘Bem-Me-Quer/Secretaria M. de Saúde, também destacou que é fundamental promover atos públicos para chamar a atenção de todos. “É muito importante essa caminhada, dar visibilidade ao Maio Laranja, que busca tirar as crianças dessa vulnerabilidade, contra a violência sexual. A sociedade precisa fazer parte desta mobilização. E nós, do Bem-Me-Quer, estamos sempre dispostos a atender as crianças e adolescentes que necessitarem desse apoio contra a violência sexual”.

Equipes de diversos órgãos da força de segurança e de proteção à criança e ao adolescente participaram do ato
Representando o Conselho Tutelar, Denise Teixeira falou sobre o trabalho do CT. “Em Teresópolis, temos dois conselhos, 1 e 2, estamos prontos para atender 24h por dia. A gente pede sempre que a população denuncie, por meios dos canais disponíveis, como o Disque 100. Porque se não chegar a denúncia até o Conselho, não temos como ajudar. Faça bonito! Faça sua parte!”, reforçou a conselheira tutelar.
As unidades de ensino participantes foram: Escola Municipal Belkis Frony Morgado; Escola Municipal Sebastião Branco; CEROM (Centro Educacional Roger Malhardes); GEO Rose Dalmaso/CEDAL; Centro de Ensino Serrano; Escola Doce Amor; e Colégio Estadual Presidente Bernardes.
Fotos: Jonathan Martins