Um estado que não para de crescer, mesmo diante das dificuldades, que bate recordes e retoma protagonismo como capital dos grandes eventos. Assim, o governador Cláudio Castro definiu o estado do Rio, durante o Seminário Rio Summit, nesta segunda-feira (26/05), em São Paulo. O evento promoveu debates sobre soluções inovadoras, estratégias e oportunidades para o desenvolvimento do Rio de Janeiro.
– Hoje, o Rio tem um papel de destaque nacional e internacional. Lideramos a produção de petróleo, o turismo, batemos recorde de abertura de empresas e estamos em constante busca pelo equilíbrio financeiro e fiscal. Foi com uma gestão responsável e equilibrada que retomamos o protagonismo como capital dos grandes eventos e temos atraído cada vez mais investimentos para o nosso estado. Ainda há enormes desafios, mas temos um time comprometido em fazer o Rio dar certo – enfatizou Castro.
Cláudio Castro defendeu ainda a reformulação da distribuição dos royalties de petróleo. Para ele, os recursos destinados à União deveriam ser revertidos para que o próprio Estado investisse em infraestrutura. O governador falou também sobre a dívida do Estado com a União, que passa de R$175 bilhões, e dos vetos do Propag, programa que cria um modelo sustentável de pagamento da dívida com a União.
– Confio na derrubada dos vetos para que o Estado possa aderir ao programa e, desta maneira, ter uma condição mais sustentável para o pagamento da dívida- ressaltou.
No evento, foram debatidas a transição energética, óleo e gás, com a participação do secretário de Energia e Economia do Mar, Cássio Coelho. Em outro painel, os secretários Nicola Miccione, da Casa Civil, e Bernardo Rossi, de Ambiente e Sustentabilidade, debateram temas como meio ambiente e os avanços no saneamento do Rio. Também esteve em pauta o turismo, hotelaria e eventos do Rio de Janeiro.
Por redação / Foto: divulgação