Sessão acontece na próxima quinta-feira, 29 de maio, às 19h, com presença do diretor
Na próxima quinta-feira, 29 de maio, às 19h, o Cinemaxx Bauhaus Exclusive, em Petrópolis, recebe a sessão especial do documentário “Doutor Araguaia”, seguida de um debate com o diretor Edson Cabral. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos exclusivamente na bilheteria do cinema, no dia do evento, a partir das 18h. A exibição será realizada na Sala 1, que tem capacidade para 109 lugares.
“Doutor Araguaia” resgata a trajetória do médico João Carlos Haas Sobrinho, brilhante estudante de medicina e líder do PCdoB assassinado pela Ditadura Civil-Militar em 1972, durante a Guerrilha do Araguaia. Natural de São Leopoldo (RS), João Carlos atuou entre 1967 e 1972 como médico nas regiões de Porto Franco (MA) e Xambioá (TO), onde ficou conhecido por salvar centenas de vidas e se tornar figura querida entre camponeses e moradores locais.
O documentário tem 90 minutos de duração, reúne cerca de cinquenta entrevistas, cinco músicas inéditas e registros audiovisuais realizados ao longo de anos em diferentes estados brasileiros: São Paulo, Maranhão, Pará, Tocantins, Bahia, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. A direção é de Edson Cabral, com roteiro, argumento e pesquisa em parceria com Sônia Haas, irmã de João Carlos. A produção é da TG Economia Criativa e da MZN Filmes, com apoio institucional da Fundação Maurício Grabois, das Prefeituras de São Leopoldo (RS) e Porto Franco (MA).
O filme teve sua estreia oficial em dezembro de 2023, em Palmas (TO), e desde então vem sendo exibido em cidades por todo o país, como Recife (PE) – durante a 14ª Bienal da UNE –, Natal (RN), Salvador, Brasília, São Paulo, Cachoeira e Cacha Prego (BA). O lançamento no Rio de Janeiro ocorrerá no próximo dia 27 de maio, na Fundação Casa Rui Barbosa, em evento promovido pelo PCdoB-RJ, com apoio do Grupo Tortura Nunca Mais, Coletivo CORENA, entre outras organizações.
Segundo o diretor Edson Cabral, exibir o documentário em Petrópolis representa não apenas uma honra, mas também uma oportunidade de dialogar com o público sobre o cinema como instrumento de memória e resistência democrática. “Feliz em ter a oportunidade de exibir o documentário Doutor Araguaia e dialogar com os presentes a respeito do panorama do cinema e do audiovisual como instrumento de defesa da democracia brasileira”, afirma.
O filme é resultado de um projeto contemplado pelo Edital 001/2023 da Lei Paulo Gustavo, com recursos da Lei Complementar 195/2022 do Estado do Tocantins, e contou com a dedicação de uma equipe multifuncional de cerca de trinta profissionais.
O evento em Petrópolis está sendo viabilizado graças à parceria entre a Ginja Filmes de Diana Iliescu, a TG Economia Criativa e o Cinemaxx Bauhaus Exclusive, com apoio de profissionais locais da cultura, imprensa e audiovisual.
É importante ressaltar que a Rede Cinemaxx funciona com sistema de lugar marcado. Na prática a escolha dos lugares é realizada na primeira etapa de compra, logo após clicar no horário da sessão desejada. “Neste momento o cliente tem a oportunidade de escolher estar mais perto da tela, no meio da sala ou no fundo, além disso o expectador pode escolher estar mais perto do corredor ou bem no meio da fileira. Importante é entender que comprando com lugar marcado é necessário sentar-se exatamente no local selecionado para que não haja transtorno para os demais clientes que também selecionaram seus lugares”, ponderou Gilberto.
Mais informações, bem como a programação completa com os horários, sinopse dias e treilers podem ser obtidas pelo espectador através do APP “Cinemaxx”, no site www.cinemaxx.com.br, no Instagram @redecinemaxx ou ainda solicitando as novidades através do WhatsApp (21) 97141-6832.