A jovem atleta Ângela Azevedo, da academia Team Lacerda, de Petrópolis, segue se destacando no cenário nacional do taekwondo. No último fim de semana, ela conquistou o bicampeonato nos JERJ — os Jogos Escolares do Rio de Janeiro — e, com isso, garantiu vaga para os Jogos da Juventude, maior competição escolar do país, organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).
A edição deste ano dos Jogos da Juventude será realizada em setembro, na cidade de Brasília (DF), reunindo atletas de todo o Brasil em diversas modalidades esportivas. Será a segunda vez que Ângela participa da competição. Em 2024, ela conquistou a medalha de bronze, e agora, o objetivo é claro: buscar o ouro.
Segundo o treinador Victor Sabadini Lacerda, da academia Team Lacerda, a fase atual é extremamente positiva. “A avaliação é muito boa, porque tem sido o primeiro ano da Ângela na seleção brasileira e a gente já conquistou um bronze no Rio Open, que é um evento internacional muito importante. Já estamos com a vaga garantida para os Jogos da Juventude e a gente projeta agora a medalha de ouro. A preparação dela está sendo feita de forma intensa, a Ângela está treinando de segunda a sexta, todos os dias”, afirmou.
Seleção brasileira
Além do título estadual, Ângela também teve uma experiência internacional marcante na última semana. Ela participou de um camp (treinamento intensivo) com a seleção brasileira de taekwondo e disputou o Rio Open, torneio internacional realizado no Brasil. No evento, a petropolitana conquistou sua primeira medalha internacional, chegando à final contra a atual campeã pan-americana da categoria, atleta da seleção do México.
Para os próximos meses, o calendário da atleta segue cheio. Em julho, Ângela irá disputar a Copa Sudeste, uma das etapas regionais mais importantes do país. Em seguida, ela vai participar do Campeonato Brasileiro de Taekwondo, também em preparação para os Jogos da Juventude.
De acordo com o treinador, os objetivos para 2025 são ambiciosos. “Os maiores objetivos a serem alcançados este ano são: ser campeã brasileira; campeã dos Jogos da Juventude – que vai garantir mais um ano disputando o Grand Slam; e uma vaga na seleção brasileira do ano que vem. Em 2026 tem campeonato mundial e tem os Jogos Mundiais Escolares”, completou Victor.
História de superação
A história da jovem com as lutas começou através do Projeto Esperança, iniciativa que ofereceu assistência para as famílias vítimas das chuvas em 2022. Ângela e a família foram vítimas da tragédia, e por indicação da irmã, ela se inscreveu no projeto. “Minha irmã decidiu me inscrever para o projeto assim que anunciaram e me ajudou a lidar com a situação. Comecei o projeto na igreja e com meu desempenho e esforço acabei ganhando uma bolsa no CT Team Lacerda”, contou Azevedo. Inicialmente a atleta começou com taekwondo, posteriormente começou a praticar o Kickboxing.