Durante a audiência realizada nesta quarta-feira (25), na Quarta Vara Cível de Petrópolis que abordou o reajuste da tarifa do transporte, a fala do Presidente da CPTans, Luciano Moreira, chamou a atenção. Durante sua fala, informou que o Relatório Mensal de Operações (RMO), divulgado mensalmente pela companhia e que aponta o número de viagens e falhas das empresas de transporte, não retrata a qualidade do serviço prestado pelas empresas. Ele alegou que é muito pior, isso porque as empresas utilizaram o RMO como “índice de eficiência”. Contudo, basta perguntar para os petropolitanos que utilizam o transporte diariamente se o serviço é de qualidade. O presidente foi feliz em sua fala ao ficar ao lado da população.
O Relatório Mensal de Operações foi criado em 2024 logo após uma série de problemas com as empresas Petro Ita e Cascatinha, que regularmente registravam quebras e perdas de viagens e até mesmo acidentes. Se o RMO retrata a qualidade do serviço, segundo as empresas, por que as mesmas cometeram mais penalidades no último relatório divulgado ou por que o número de viagens perdidas permanece em crescimento desde o início do ano? Apesar dos argumentos do município, a tarifa deve ser reajustada em breve.