O Grupo de Trabalho criado pela Comissão de Transporte e Mobilidade da Câmara para combater o transporte clandestino recebeu, nesta quinta-feira (26/6), um representante da Trel, empresa que presta o serviço regular entre Petrópolis e distritos de Magé próximos à cidade, como Fragoso e Piabeta, para questionar sobre as queixas dos moradores sobre o serviço prestado pela empresa, o que estaria contribuindo para o avanço do serviço irregular entre os dois municípios.
A reunião contou com a participação de outros integrantes do Grupo de Trabalho, como o diretor de operações do Detro, representantes da Associação Petropolitana dos Taxistas (Astape), representantes de motoristas de aplicativos e o Setranspetro. Segundo o presidente da Comissão de Transporte e Mobilidade da Câmara, vereador Thiago Damaceno, o Grupo de Trabalho está buscando entender todos os pontos de atenção que possam contribuir para as práticas irregulares.
“Um dos pontos com maior incidência de transporte clandestino é o Alto da Serra, justamente por ser o caminho da Serra Velha. E, quando identificamos esse problema, ouvimos que essa situação está agravada pelas irregularidades no serviço regular oferecido na região. Por isso, resolvemos convidar um representante da empresa para entender a situação e contribuir para uma solução”, disse.
Durante a reunião, o representante da Trel, Fábio de Jesus, explicou que uma série de fatores contribui para as dificuldades no serviço prestado pela empresa. Uma delas é a implantação da tarifa zero do transporte público em Magé. Com essa medida, segundo ele, o transporte clandestino dentro daquele município perdeu força, fazendo com que os motoristas ilegais procurassem outra alternativa, o transporte intermunicipal.
Fábio destacou também que essa questão do transporte clandestino é um problema de outros municípios onde a empresa atua, como Duque de Caxias. O representante da Trel também disse que a empresa passa por dificuldades econômicas em função da perda de receita e arrecadação que vem sendo sentida, segundo ele, por todo o sistema.