Foi aprovado nesta quinta-feira (26), na Câmara Municipal de Petrópolis, o Projeto de Lei de autoria dos vereadores Marquinhos Almeida e Júnior Paixão que declara como Patrimônio Cultural Imaterial do Município as tradicionais Festa e Celebrações do Padroeiro São Pedro, realizadas anualmente pela Igreja Matriz de Pedro do Rio, no 4º distrito.
A propositura reconhece oficialmente os elementos que compõem essa manifestação religiosa e cultural: a Novena, a Missa Solene, a Procissão e a Festa, que reúnem toda a comunidade local em celebração ao padroeiro dos pescadores. Além disso, autoriza o Poder Executivo, por meio do Instituto Municipal de Cultura e demais órgãos públicos, a regulamentar e apoiar os festejos.
A celebração é um dos eventos mais tradicionais de Pedro do Rio e representa um importante marco da fé, da memória coletiva e da cultura popular do distrito. Em 2025, a Paróquia de São Pedro completará 74 anos de história e continua promovendo a festa com dedicação e carinho.
Segundo o administrador paroquial, Padre Ian Lemos, a Festa de São Pedro vai além da religiosidade e se tornou um símbolo de identidade comunitária:
A tradicional Festa de São Pedro será realizada nos dias 27, 28 e 29 de junho, com destaque para a Missa Solene presidida pelo bispo Dom Joel no domingo, às 18 horas. Os festejos continuam nos dias 4, 5 e 6 de julho, reunindo a comunidade em celebrações religiosas e atividades culturais no 4º distrito de Petrópolis.