O Rio de Janeiro é um dos três estados que mais gera empregos no país. Com os 13.642 novos postos de trabalho com carteira assinada criados em maio, o estado totaliza um saldo de 45.890 admissões nos primeiros cinco meses de 2025. Já nos últimos 12 meses, esse número sobe para 114.644. O Estado do Rio também se destacou com um salário médio de admissão, no valor de R$ 2.251,53, acima da média nacional, que foi de R$ 2.248,71. Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado na tarde desta segunda-feira (30/06), pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
– O Rio de Janeiro continua avançando com responsabilidade e compromisso com o desenvolvimento socioeconômico. A geração de empregos é uma prioridade da nossa gestão, porque representa dignidade, renda e qualidade de vida para a população. Estamos colhendo os frutos de um trabalho conjunto, com investimentos em diversos setores e políticas públicas voltadas para a atração de empresas, a qualificação profissional e a valorização da mão de obra fluminense – declarou o governador Cláudio Castro.
Segundo análise do Observatório do Trabalho da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda, todos os cinco grupamentos de atividade econômica tiveram saldo positivo, com destaque para o setor de Serviços, que criou 5.531 empregos, sobretudo nas áreas da informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais, administrativas e administração pública. O setor da Construção registrou 2.469 novos empregos, seguido pela Indústria, com 2.292, o Comércio, com 2.003, e Agropecuária com 1.347 vagas criadas.
Entre os municípios fluminenses, o destaque foi o Rio de Janeiro, que criou 4.165 empregos, seguido por Campos dos Goytacazes (1.604), Macaé (988), Duque de Caxias (800), e Angra dos Reis (728). As mulheres representaram 31,3% dos empregos criados, enquanto os homens ocuparam 68,7%. A faixa etária com o maior saldo positivo foi a de 18 a 24 anos, com 8.414 postos de trabalho. Em relação ao nível de instrução, a maioria das posições foi ocupada por pessoas com o Ensino Médio completo, totalizando 12.019 vagas.
O secretário de Trabalho e Renda, Felipinho Ravis, enfatizou os resultados positivos do estado, reforçando o compromisso do governo do estado com a geração de oportunidades para a população
Estado do Rio criou mais de 13 mil postos de trabalho formal em maio e é um dos três estados da federação com maior saldo positivo de geração de empregos
22