Bauernfest é sinônimo de cultura, gastronomia e tradição, mas também é um momento de solidariedade. Durante todo o evento, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) mantém duas barracas, uma destinada à alimentação e outra a do Moinho, onde são vendidos souvenirs. Toda a renda obtida é revertida para ações e projetos que atuam em prol de crianças e adolescentes do município.
“Essa é uma oportunidade que nós temos de aproveitar o maior evento da cidade para apoiar as iniciativas que visam o cuidado com as nossas crianças e adolescentes. Quero convidar todo o público da Bauernfest a conhecer o trabalho do CMDCA e das instituições parceiras”, disse o prefeito Hingo Hammes.
As duas barracas funcionam no Palácio de Cristal, no Centro da Cidade, e ficam abertas de terça a quinta-feira, das 12h às 22h, e de sexta a domingo, das 10h à meia-noite. Sete instituições atuam de forma colaborativa para manter o funcionamento das barracas: Projeto C3, Sociedade Ademir Damaceno para Infância e Adolescência (Sadias), Renovar, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Comunidade São Jorge, Fundação Educandário Princesa Isabel (FEPI).
“O público encontra uma variedade de produtos. Na barraca do Moinho, estão à venda os souvenirs oficiais da festa, como canecas, imãs, chaveiros, chapéus e outros itens personalizados que celebram a cultura alemã. Já na barraca de alimentação, é possível saborear comidas típicas deliciosas, como salsichão, tortas, sanduiches, bebidas e outras opções preparadas com muito carinho pelas instituições. Tudo é feito com o objetivo de arrecadar fundos para projetos sociais que beneficiam crianças e adolescentes da nossa cidade”, aponta o presidente do CMDCA, José Cláudio de Souza Junior.
Para ele, além da arrecadação de recursos, as barracas tem outra importância: “Além de gerar recursos importantes que são revertidos diretamente para ações voltadas às crianças e adolescentes, a participação na festa também nos dá visibilidade. É um espaço onde podemos mostrar o impacto dos nossos projetos, envolver a comunidade e ampliar a rede de apoio às instituições. Essa presença fortalece não só o financiamento, mas também o vínculo entre sociedade civil, poder público e organizações sociais”, afirma.
A 32ª Bauernfest vai até 13 de julho em vários pontos da cidade. A programação completa está no site da Prefeitura (petropolis.rj.gov.br). Promovida pela Prefeitura de Petrópolis e Clube 29 de Junho, a Bauernfest tem o patrocínio da Águas do Imperador, Embratur, Caixa, TurisRio, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Ministério da Cultura. A Império é a fornecedora do chope oficial da Bauern.