O Festival de Inverno Usina Viva promete movimentar o mês de julho em Nova Friburgo com uma programação gratuita, que reúne teatro, música, cinema, debates e reflexões para aquecer o coração e a memória da cidade. Os ingressos devem ser retirados 30 minutos antes de cada atração.
O projeto Usina Viva é realizado pela Clovis Produtora, com apoio cultural do Instituto Energisa e Hotel Dominguez Plaza, e patrocínio do Grupo Energisa, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro via Lei de Incentivo à Cultura do Estado.
Confira:
04 de julho (sexta-feira), às 19h30
Espetáculo teatral “Todos – As Sete Leis do Hermetismo”
Classificação: 12 anos
Com muito humor, irreverência e pitadas de Teatro do Absurdo, Jean Martins e Karina Ramil (Porta dos Fundos) se transformam em múltiplos personagens – gurus espirituais, apresentadores sensacionalistas, fiéis esotéricos e até milhos em um micro-ondas – em uma jornada entre o sagrado e o cômico, o místico e o nonsense. Com dramaturgia de André Sant’Anna e Rodrigo de Arruda, o espetáculo propõe uma crítica bem-humorada à superficialidade do misticismo pop e à eterna busca humana por sentido.
05 de julho (sábado), às 18h: Exibição do curta “Sobre Ruínas”, seguido de bate-papo
Dirigido por Carol Benjamin, o filme apresenta ferramentas plásticas ao líder comunitário Tião Guerra, que reelabora sua tragédia pessoal mais de uma década após a devastadora catástrofe climática, que atingiu Nova Friburgo.
Após a exibição, será inaugurada a Cabine de Memórias, que tem projeto artístico e execução de Agatha La Piedra. O espaço convida o público a gravar seus depoimentos e histórias, que passarão a integrar a história coletiva da cidade.
11 de julho (sexta-feira), às 19h30: ‘Luminosa Ao vivo’ convida Gui Fleming
O artista apresenta seu terceiro álbum em um formato acústico e cinematográfico, onde voz e violões conduzem o público por crônicas sonoras cheias de lirismo, afeto e toques sutis de surrealismo.
12 de julho (sábado), às 17h: Peça infantil “História do Jardim do Mundo”, com intérprete de libras
O espetáculo, encenado pela multiartista Tuini, traz quatro lindas histórias, cada uma delas nos presenteando com as chaves da Gratidão, do Amor, da Humildade e da Coragem, realizado através de recursos cênicos simples – como cestos, bonecos, tecidos e origamis – as histórias abordam um universo de magia e encantamento, destacando os elementos da natureza e a beleza do nosso mundo. Tudo isso alinhavado com muita música e muita alegria.
Serviço:
Local: Usina Cultural Energisa – Praça Pres. Getúlio Vargas, 55 – Centro
Entrada gratuita: retirada de ingressos 30 minutos antes de cada atração.
Mais informações: @usinaviva e @institutoenergisa