Fazer parte da realeza da Bauernfest é um orgulho para quem é descendente de família germânica, mas também é um compromisso enorme, afinal são elas as responsáveis pela recepção dos visitantes do evento mais importante de Petrópolis. A rainha Tânia Mello e as princesas Duda Spangenberg e Manuela Borré foram eleitas para representar a 36º Bauernfest no dia 16 de março, fazendo parte das comemorações dos 182 anos da cidade e 180 anos da imigração alemã em Petrópolis.
A rainha Tânia Mello tem 28 anos é descendente da família Silbernagel, que chegou a Petrópolis em 1845. A jovem é formada em Publicidade e Propaganda e trabalha como designer gráfica e social media. Há 20 anos ela está envolvida com a festa alemã e já participou de três grupos de dança folclóricos. Em 2015 ela foi eleita 1ª princesa e em 2017 a 2ª princesa. E agora, dez anos depois, realizou o sonho de ser a Rainha da Bauernfest 2025. “Sou apaixonada por música e pela dança folclórica alemã, sendo algo que faz parte da minha vida há muitos anos e que carrego com muito orgulho no grupo Bauerngruppe”, comentou Tânia.
A primeira princesa da Bauernfest é Eduarda Amaral Spangenberg, de 23 anos, que é carinhosamente chamada de Duda Spangenberg. Ela é estudante de Publicidade e Propaganda e conta que, apesar da família ser de descendência alemã, eles chegaram depois da colonização, mas também escolheram Petrópolis para viver. “Spangenberg é uma cidade na região de Hessen, na Alemanha e meus antepassados vieram para o Brasil por meios próprios, se estabilizaram aqui em Petrópolis e em algumas cidades do Rio Grande do Sul”, contou Duda.
A 2ª princesa Manuela Borré, de 23 anos, é descendente das famílias Schmitz, Borré e Lorang, que chegaram juntas ao Brasil em 1845. Formada em Odontologia, ela já foi eleita 2ª princesa da Bauernfest em 2022. Ela fez parte do coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis e participou de grupos folclóricos de dança alemã. “É uma honra representar não só essa festa tão especial, mas toda a história que carrego com orgulho, feita de memória, música, dança e das raízes profundas que unem minha família à cultura germânica”, completou Manuela.
Desde que foram eleitas, elas estão representando a cidade em feiras de turismo e eventos que divulgam a cultura germânica, a Bauernfest e a cidade de Petrópolis. Um destes eventos foi a 4ª edição da expo Rio Turismo, que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro.
A 36ª Bauernfest começou segue até 13 de julho no Palácio de Cristal e arredores. A programação completa está no site (petropolis.rj.gov.br). Promovida pela Prefeitura de Petrópolis e Clube 29 de Junho, a Bauernfest tem o patrocínio da Águas do Imperador, Embratur, Caixa, TurisRio, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Ministério da Cultura. A Império é a fornecedora do chope oficial da Bauern.


