Nesta sexta-feira (4), às 19h30, Petrópolis entra para o mapa internacional da arte inclusiva com a primeira Open House da exposição “Art 100 para Todos”, realizada em uma residência no Quarteirão Ingelheim, próxima à Casa do Constituinte, sob a anfitrionia da médica e artista Rosane Banger. O evento marca a chegada do movimento à cidade e reforça sua conexão com o projeto belga “Art for All with All”, reconhecido pelo Parlamento Europeu.
A Art 100 para Todos é mais que uma exposição: é parte de um movimento que democratiza a arte, tornando-a acessível e visível em sua diversidade. A idealizadora Angela de Oliveira e o expografista Vinícius Ott foram nomeados oficialmente pelo Le Cour des Arts e pelo Parlamento Europeu como embaixadores do projeto no Brasil, e encontraram em Petrópolis o cenário perfeito para inaugurar a Open House.
Rosane Banger, que levou o convite à Angela para trazer o evento à Serra, celebra a oportunidade: “Trazer essa exposição para Petrópolis, justamente na semana da Bauernfest, é motivo de alegria e orgulho. É uma cidade com alma artística e uma história riquíssima, que merece estar conectada ao mundo por meio da arte”.
A noite especial desta sexta promete muito mais do que uma vernissage: haverá pintura ao vivo com a Angela, bate-papo com Vinícius sobre processos criativos, histórias de vida dos artistas, degustação de vinhos e, claro, a possibilidade de apreciar e adquirir obras que vão de pintura, fotografia e escultura a arte têxtil e joias em cerâmica.Algumas obras são assinadas por artistas com deficiência.
“É emocionante ver a Art 100 para Todos nascer neste formato, numa casa tão bonita e numa cidade tão significativa. Essa parceria com Rosane transformou tudo em algo ainda mais simbólico”, diz Angela, que lidera o projeto no Brasil com Vinícius.
Responsável pela expografia, Vinícius Ott ressalta a importância do local escolhido: “Esse ambiente nos permitiu harmonizar as obras e dar a cada uma o destaque que merece. Aqui o público consegue enxergar as peças como parte de uma galeria, mas também como algo que pode fazer parte de sua casa. Essa é a essência do nosso trabalho: aproximar a arte das pessoas”.
A chegada da “Art 100 para Todos” à cidade fortalece o papel de Petrópolis como polo cultural e inaugura um diálogo com um circuito que já inclui Rio de Janeiro, Gramado e, da Região Serrana parte para cidades da Europa, como Barcelona, Porto, Lisboa, Amsterdã, Berlim,Paris,Vienna e Hannut, na Bélgica.
Serviço
Art 100 para Todos – Open House Petrópolis
📍 Rua Ingelheim, 343 – Quarteirão Ingelheim (próximo à Casa do Constituinte)
📅 Sexta-feira, 4 de julho
⏰ A partir das 19h30
🎨 Entrada gratuita
Assessoria de imprensa:
Gisele Lahoz | Vítor Mattos