O ciclista petropolitano Henrique Avancini, da equipe Factor Racing, está empolgado para encarar mais um grande desafio, agora no ciclismo de estrada. Ele disputará pela primeira vez o Magnificent Tour of Qinghai Lake, tradicional competição na China, que será realizada entre os dias 6 e 13 de julho.
Serão 8 dias de prova, com 7 etapas de montanha e altitudes que variam entre 2.400 e 3.800 metros acima do nível do mar, totalizando 1.325 km percorridos. O Stage 6 promete ser o mais duro, com 233 km. Ao todo, mais de 20 equipes participam da disputa, que integra o calendário PRO da UCI (União Ciclística Internacional).
“A equipe Factor Racing recebeu o wildcard para essa prova do calendário PRO da UCI e fiquei muito empolgado com a possibilidade. É uma corrida realmente dura. Além da altitude, algumas etapas são mais longas. Acredito que será uma experiência bem interessante”, comentou Avancini, que viajou no início da semana para a China.
Para o atleta, a competição traz uma oportunidade diferente. “Acredito que essa corrida seja um pouco distinta da minha experiência no pelotão profissional, que foi o Tour da Eslovênia. É uma chance importante dentro do meu objetivo no ciclismo de estrada. O fato de ser uma prova extrema me anima. Sei que terei dias pesados pela frente, mas quero desempenhar bem num pelotão de alto nível”, concluiu.
Última competição: Tour da Eslovênia
Antes do desafio na China, o petropolitano Henrique Avancini já havia dado um passo importante em sua nova fase no ciclismo de estrada. No mês passado, ele disputou pela primeira vez o tradicional Tour da Eslovênia, realizado entre 4 e 8 de junho, prova que reúne algumas das principais equipes e nomes do cenário internacional.
A participação foi um feito significativo, já que sua equipe, a Factor Racing, conquistou um dos disputados convites para a corrida, mesmo sendo uma equipe continental, com orçamento bem inferior ao das gigantes do World Tour.
“Esse foi um momento muito importante nessa minha breve carreira no ciclismo de estrada. O Tour da Eslovênia é uma prova muito prestigiada, já vencida por nomes como Primo Rogli e Tadej Pogaar, hoje o maior ciclista do mundo. Estar ali foi uma grande oportunidade para mostrar meu potencial”, destacou Avancini.
Aposentadoria: uma carreira histórica
O maior atleta brasileiro de Mountain Bike (MTB), Henrique Avancini, anunciou em agosto de 2023 a aposentadoria, aos 34 anos. Henrique Avancini encerrou a carreira profissional no MTB sendo:
– 23 vezes campeão brasileiro, sendo 14 deles na elite;
– 5 títulos de Copa do Mundo (4 no XCC e 1 no XCO);
– bicampeão Mundial de maratona cross-country;
– vice-campeão mundial de XCC em 2021;
– líder do ranking mundial ao final de 2020;
– 13º lugar em Tóquio 2020, o melhor resultado da história do Brasil na competição.