Evento fortalece o debate sobre os rumos da saúde pública em Petrópolis
A UNIFASE/FMP abriu as portas do seu auditório, no último sábado (5), para receber a XVII Conferência Municipal de Saúde. O evento, promovido pela Prefeitura e pelo Conselho Municipal de Saúde (Comsaúde), reuniu mais de 300 participantes e foi marcado pelo diálogo aberto sobre o futuro da saúde pública no município.
“A Conferência Municipal de Saúde é o espaço ideal para refletirmos sobre os desafios, traçarmos metas e avançarmos juntos. É nesse diálogo entre sociedade e governo que conseguimos fortalecer a saúde pública em Petrópolis e construir um sistema mais eficiente e acessível para todos”, falou Hingo Hammes, prefeito de Petrópolis.
Com o tema central “A saúde que queremos. Vem fazer com a gente!”, o evento é essencial para a construção do novo Plano Municipal de Saúde, que orientará as ações da rede pública nos próximos quatro anos.
“Participar da Conferência Municipal de Saúde é fundamental para nós, estudantes da área da saúde. Esse é um espaço democrático onde são discutidas e construídas políticas públicas que impactam diretamente a população. Além de futuros profissionais, somos também usuários do SUS, mesmo quem tem plano de saúde, muitas vezes, não percebe que também utiliza o sistema em áreas como vacinação, vigilância sanitária e controle epidemiológico. Estar presente nesses debates amplia nossa formação e nos permite entender, na prática, como a democracia se concretiza na gestão da saúde pública, com todos os seus desafios e complexidades”, ressaltou Lucas Fontaine, aluno do 10º período do curso de Psicologia da UNIFASE/FMP.
Organizada em quatro eixos temáticos: Atenção Primária, Secundária, Terciária e Controle Social, a conferência incentivou a escuta ativa e o engajamento direto da população nas decisões sobre políticas públicas de saúde.
“Este é um evento de grande relevância para a saúde pública do nosso município. É ouvindo e dando voz aos cidadãos que conseguimos avançar. Dentro das possibilidades e responsabilidades da gestão pública, nosso compromisso é executar essas demandas com seriedade e transparência. A Secretaria de Saúde está de portas abertas para esse diálogo permanente”, destacou Luís Cruzick, secretário de Saúde de Petrópolis.
A realização da conferência na UNIFASE/FMP simboliza a importância da universidade na busca por soluções concretas para os desafios da saúde no município. Ao abrir suas portas para esse debate fundamental, a instituição reafirma seu papel ativo na formação de profissionais comprometidos com a saúde coletiva e com os valores do SUS. Essa abordagem valoriza o controle social como instrumento de cidadania, como destaca Ricardo Tammela, representante da UNIFASE/FMP no Comsaúde.
“Conferências municipais, assim como os conselhos de saúde, são espaços fundamentais para o exercício da democracia. Se estamos formando profissionais para atuar no sistema público de saúde, é essencial que os alunos tenham contato com esse tipo de ambiente. São oportunidades valiosas para que participem ativamente dos debates sobre políticas públicas e compreendam como a sociedade pode influenciar diretamente na sua construção e fiscalização. A Conferência Municipal de Saúde, em particular, é um espaço privilegiado de formação, onde nossos estudantes aprendem na prática o que significa o controle social e o compromisso com a saúde coletiva”, disse Tammela.
Foto: Caio Garin