A atleta petropolitana Angela Azevedo Guimarães, de apenas 15 anos, é um dos grandes destaques da delegação fluminense que segue para a Copa Regional Sudeste de Taekwondo, que será realizada neste sábado e domingo, 12 e 13 de julho, no ginásio do UNIFEMM, em Sete Lagoas (MG). Competindo na categoria júnior acima de 68kg, a jovem, que atualmente representa o Colégio Koeler e a academia Team Lacerda, carrega no currículo importantes títulos estaduais e nacionais, e chega confiante na busca pela medalha de ouro. “Significa muito para mim disputar essa Copa. Quero chegar no lugar mais alto do pódio e concluir o meu objetivo”, afirma.
Organizado pela Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD), com coordenação da Federação Mineira (FETEMG), o evento reunirá mais de 760 atletas dos quatro estados da região Sudeste e é classificatório para o Grand Slam — principal competição nacional da modalidade. Angela já venceu o Grand Slam em 2025, tornando-se titular da Seleção Brasileira Juvenil. Também conquistou o título da Copa do Brasil, do JERJ e medalha de bronze nos Jogos da Juventude e no Rio Open Internacional. Ao todo, acumula 22 medalhas em 23 torneios disputados desde que iniciou no esporte, em 2022.
A história de Angela com as artes marciais começou após uma tragédia. Moradora do bairro Alto da Serra, ela foi uma das centenas de petropolitanas impactadas pelas chuvas de fevereiro de 2022. Com a casa interditada, sua família precisou deixar o local e, como forma de superar o trauma, ela foi incluída pela irmã em um projeto social da Igreja Metodista. A ideia era praticar futebol, mas, ao ser convidada para experimentar uma aula de luta, encontrou no tatame a paixão que mudou sua vida. “Comecei no kickboxing e depois migrei para o taekwondo para ajudar nas competições. Acabei me apaixonando pela modalidade e nunca mais parei”, conta.
Desde então, a rotina de treinos se intensificou. Angela treina diariamente na academia, faz musculação três vezes por semana e ainda dedica os sábados a ensinar o esporte para crianças, ao lado de seu treinador Victor Lacerda, que a acompanha desde o início da trajetória. “Minha rotina é puxada, e a preparação para competições exige treinos técnicos específicos, mas estou sempre em evolução, inclusive no lado mental. O apoio da minha família e da minha equipe tem sido essencial”, destaca.
Sem patrocínio fixo, a atleta conta com a dedicação dos pais, Josiel e Lilian, que se desdobram para garantir sua participação nas competições. Recentemente, a jovem transferiu-se para o Colégio Koeler, em Petrópolis, que tem apoiado sua carreira esportiva com flexibilidade nos estudos e acompanhamento pedagógico. “Já fizeram um plano de estudos para que eu consiga participar das competições e treinos sem prejudicar minha formação. Está sendo um acolhimento maravilhoso”, elogia.
Para o diretor pedagógico do Colégio Koeler, Raphael Louro, a presença de Angela no corpo discente é motivo de orgulho para toda a instituição. “Ter uma atleta como a Angela entre os nossos alunos é um grande privilégio. Além do talento e da disciplina, ela representa os valores que cultivamos na escola: dedicação, superação e compromisso com os próprios sonhos. É uma alegria poder colaborar, mesmo que de forma indireta, com sua trajetória no esporte e na vida. Estamos todos na torcida por mais uma conquista”, afirmou.
Angela é atualmente faixa preta no taekwondo e faixa azul no kickboxing. Seus objetivos não param por aqui: além de participar do Campeonato Brasileiro e dos Jogos da Juventude ainda neste ano, ela já mira o Campeonato Mundial Júnior de 2026 e sonha em disputar os Jogos Olímpicos. “Se eu pudesse deixar um recado para mim mesma no futuro, às vésperas da Copa Regional, eu diria: você conseguiu!”.
A jovem atleta faz questão de dedicar sua participação em Sete Lagoas a todos que acreditam em seu potencial. “Cada palavra, cada ajuda, cada divulgação, tudo isso me motiva. Quero ser exemplo para outros jovens atletas. Não desistam, não se comparem com ninguém. Façam por vocês. Vocês conseguem”, conclui.