Por Leandra Lima
“Queremos uma justiça social que combine com a justiça ecológica.” Essa é uma das frases de impacto do escritor, filósofo e teólogo Leonardo Boff, que foi homenageado pela Câmara Municipal de Petrópolis na sexta-feira (11). Na ocasião, o intelectual — que agora integra o time de colunistas do grupo Correio da Manhã — recebeu a Medalha de Mérito Legislativo 2024, a maior condecoração do Legislativo Federal, pelo legado de luta e esperança na cidade.
A medalha foi entregue pela vereadora Lívia Miranda (PCdoB), que ressaltou que Boff é um exemplo no quesito de lutas e propagação da educação. “Leonardo Boff, tem sido uma fonte inesgotável de inspiração por décadas, dedicando sua vida à incansável luta pela justiça social, pelos direitos humanos e pela ecologia integral”, disse. Reforçou ainda as contribuições do estudioso, que é reconhecido como referência internacional para a cidade. “Mais do que uma referência internacional, Boff é um filho de Petrópolis. Ele escolheu nossa cidade para viver, construir e, junto ao povo, moldar seu pensamento. Sua presença entre nós ilumina e fortalece as bandeiras por dignidade, por uma espiritualidade libertadora e pelo cuidado com nossos territórios”, expressou.
Luta na cidade
Um dos feitos de grande reconhecimento para Petrópolis é a fundação do Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH), que nasceu do movimento de um grupo de religiosos, que se reunia com o intuito de agregar a fé ao compromisso social. Leonardo Boff atuou na luta em conjunto e foi um dos fundadores da organização. Hoje ele é o presidente.
O CDDH atua na multiplicação de denúncias dos casos de violação dos direitos e na defesa dos grupos que vivem à margem da sociedade. No local há diversos projetos que integram arte, educação, assistência jurídica, encaminhamento das necessidades básicas para órgãos competentes do município, entre outras formas de auxílio.
Presentes na Homenagem
Tiveram presentes na homenagem a deputada federal Jandira Feghali, o ex-prefeito Rubens Bomtempo, o vereador Léo França (PSB), a parlamentar Lívia Miranda, e outras autoridades.
Foto/Reprodução – Professora Lívia