Quem visita a Bauernfest tem a sensação de fazer uma viagem no tempo. Pelas ruas da festa, encontramos muitas pessoas caracterizadas com trajes típicos alemães do século XIX. O mérito da preservação desta cultura é dos grupos germânicos que existem há 35 anos na cidade. O primeiro deles foi Bergstadt, fundado por jovens idealistas em 25 de agosto de 1990, pouco tempo depois da primeira edição da Festa do Colono Alemão. Hoje já são sete grupos que fazem parte da Associação dos Grupos Folclóricos Alemães de Petrópolis (AGFAP), fundada em quatro de outubro de 2000.
“É muito bom ver a paixão e a dedicação dos participantes de grupos folclóricos alemães, que buscam preservar e compartilhar a cultura germânica em nossa cidade. A Bauernfest é um evento emblemático que nos permite reviver essa história e as tradições de nossos antepassados”, comentou o prefeito Hingo Hammes
Os grupos se apresentam durante a Bauernfest no palco Koblenz, nos jardins do Palácio de Cristal e assim resgatam, por meio das danças e músicas típicas da época, a tradição dos primeiros colonos que chegaram à Petrópolis em 1845. Para garantir a fidelidade histórica das apresentações, eles fazem pesquisas de figurino, hábitos, regiões, coreografias e trilhas sonoras de época, trazidas ao Brasil pelos antepassados germânicos. Cada categoria tem suas danças e trajes específicos, a fim de transmitir ao público uma projeção folclórica mais autêntica possível.
“Mais do que uma simples apresentação artística, esses grupos são uma forma de resistência, de memória e de pertencimento. Eles educam as novas gerações, promovem o respeito à diversidade e fortalecem os laços comunitários”, explicou o presidente da Associação dos Grupos Folclóricos Alemães de Petrópolis, William da Silva Cardoso.
Alguns grupos se dividem em categorias, que vão do infantil ao master. Eles participam e promovem eventos que tenham como fundamento a cultura alemã, através da dança, comércio de alimentos, bebidas típicas, vendas de souvenirs, materiais históricos e demais atividades. Ao longo do ano participam de mais de 100 apresentações pelo Brasil.
Conheça os grupos Folclóricos de Petrópolis:
Bergstadt – Foi o primeiro grupo da cidade, fundado por jovens idealistas em 25 de agosto de 1990. O objetivo foi, através do cultivo de danças e músicas folclóricas alemäes, resgatar as tradições trazidas pelos antepassados germânicos. Cada categoria tem suas danças e trajes específicos, sempre com a preocupação de pesquisar através de fontes seguras, no Brasil e na Alemanha, informações corretas sobre coreografias e indumentária, a fim de transmitir para o público uma projeção folclórica mais autêntica possível. o grupo conta com quatro categorias: infantil, juvenil, adulto e master.
Bauerngruppe – Foi fundado em primeiro de abril de 1991, o nome significa grupo camponês e faz menção a tradicional Bauernfest. O grupo já ultrapassou a marca de 1.300 apresentações em mais de 35 cidades de cinco estados brasileiros. O grupo tem dois gigantescos painéis cenográficos que criam uma identidade visual, propiciando um fantástico dinamismo no intervalo entre as danças. São quatro categorias: infantil, juvenil, adulto e master.
Mosel Volkstanze – Fundado no dia 14 de novembro de 1991, é o terceiro grupo da cidade. O nome Mosel faz referência à um rio, o Mosela (em francês Moselle, em alemão Mosel e em luxemburguês Musel) que é um rio do nordeste da França, de Luxemburgo e do oeste da Alemanha. O grupo conta apenas com a categoria adulta.
Rheinland Pfalz – Fundado em 22 de outubro de 1994, o grupo recebeu este nome que faz referência a exata região de onde vieram os primeiros colonos que trabalharam no ambicioso projeto urbanístico do engenheiro Júlio Frederico Koeler para construção de Petrópolis. O grupo é caracterizado por danças alegres e descontraídas, valorizando as diferentes regiões germânicas. O grupo conta com as categorias: infantil, juvenil e adulto.
Petrópolis Danças Folclóricas – Fundado em 24 de fevereiro de 1996 com o intuito do resgate das tradições dos vários povos, raças e culturas que compõem o Brasil e com o propósito de divulgar a cidade de Petrópolis. O grupo se diferencia dos demais por ser assumidamente multinacional e em suas apresentações e se prestar a mostrar para o público a cultura de vários povos, levando o espectador à uma viagem pelo tempo e espaço. As apresentações do Petrópolis Danças Folclóricas são alegres e vibrantes e conta com as categorias: infanto-juvenil e adulto.
Kaiserstadt Kulturkreis – Fundado em primeiro de fevereiro de 1996 por um grupo de jovens que se reuniu para falar de seu entusiasmo e do desejo de arregaçar as mangas para fazer a diferença, resgatando os costumes culturais dos imigrantes alemães. Em fevereiro de 1997 criaram o “Centro Cultural Cidade Imperial” e também foram iniciados os trabalhos com teatro. O grupo conta com duas categorias: infanto-juvenil e Adulto.
Blumenberg Volkstanz Blumenberg – Fundado em seis de janeiro de 2001, conta com integrantes de quatro a 60 anos. Os trajes selecionados para as categorias são, em sua maioria, originários da região sul da Alemanha e da Áustria, possuindo também o Monchguter Fischertracht – traje de pescadores originário da ilha de Rugen, na Pomerânia. O grupo possui um repertório de danças tradicionais e de difícil execução, onde se destacam os Schuhplattler e Landler. São quatro categorias: infantil, juvenil, adulto e master.