Morreu neste domingo (13), o presidente do Sicomércio Empresarial Três Rios, Júlio Cezar Rezende de Freitas. O comunicado foi feito nas páginas oficiais do sindicato. As causas da morte não foram divulgadas. O velório acontece hoje, na Igreja Metodista (Rua Presidente Vargas, 525). O sepultamento também será neste domingo, às 16h, no Cemitério São José, em Três Rios.
“Com imenso pesar, o Sicomércio Empresarial Três Rios comunica o falecimento de seu presidente, Júlio Cezar Rezende de Freitas, ocorrido neste domingo, 13. Referência na defesa dos interesses do comércio varejista e figura central no desenvolvimento econômico da região, Júlio Cezar dedicou décadas de sua vida à representação empresarial, ao fortalecimento do associativismo e à valorização do empresariado local. Sua atuação à frente do Sicomércio, da Fecomércio RJ, do Sebrae Rio e do Senac RJ deixa um legado de seriedade, comprometimento e visão de futuro”, diz a nota.
O Sicomércio ressaltou ainda, o momento de profunda dor, e por isso expressou solidariedade aos familiares, amigos e a todos que conviveram com Júlio Cezar e puderam testemunhar sua integridade, liderança e dedicação incansável a Três Rios e ao Centro-Sul Fluminense. “A cidade perde um de seus maiores líderes. O Sistema Comércio perde um de seus mais apaixonados defensores”, disse.
O Sicomércio da Região Costa Verde, também se manifestou. “Nosso profundo pesar pelo falecimento do presidente e amigo Julinho, do Sicomércio de Três Rios. Sua partida deixa uma lacuna irreparável no movimento sindical patronal. Julinho foi mais que um líder: foi um companheiro de luta, um defensor incansável do setor e um exemplo de dedicação e humanidade. Neste momento de dor, nos solidarizamos com seus familiares, amigos e toda a equipe do Sicomércio de Três Rios, desejando força e consolo para enfrentar essa perda irreparável. Descanse em paz, Julinho. Sua memória e legado permanecerão vivos entre nós”, diz a nota.
Sobre Júlio
Júlio Cezar Rezende de Freitas atuava no comércio varejista desde 1970. Natural do Rio de Janeiro iniciou suas atividades no setor ótico e em 1972 mudou-se para Três Rios. No novo município adquiriu a filial da Ótica Pastor.
Além de exercer a função de comerciante, Júlio Freitas começou a participar das ações desenvolvidas pela CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas. Com foco em melhorias e no desenvolvimento do setor, em 1985 uniu-se a um grupo de empresários locais e fundou o Sicomércio Três Rios. Durante quase três décadas atuou permanentemente na diretoria da entidade, tendo assumido por vários mandatos a função de presidente.
Foto: Edney Jones