Ao longo de todo o sábado, moradores tiveram acesso à serviços como segunda via de documentos, atendimento em saúde e balcão de empregos
A Escola São Judas Tadeu, na Mosela, recebeu neste sábado (12) a terceira edição do programa Petrópolis do Bem, uma ação coordenada da Prefeitura de Petrópolis, com a presença de diversas secretarias municipais (além de parceiros e voluntários), oferecendo serviços como: emissão de documentos, orientações jurídicas, orientações sobre o combate à violência contra a mulher, adoção e posse responsável de animais, orientações sobre a preservação do meio ambiente, solicitação e manutenção de iluminação pública, balcão de empregos, atendimentos de saúde e a prestação do serviço do CadÚnico, entre outras atividades oferecidas à população.
A ação que aconteceu entre 9h e 17h, 420 pessoas tiveram acesso a serviços. Como foi o caso da Alda Sternachi, que é pedagoga. “Eu tirei a segunda via da minha identidade e busquei facilidade. Porque, como eu moro aqui no bairro, pra mim ficou mais prático”, disse.
A aposentada Lúcia Teixeira, aproveitou todos os serviços disponíveis no pátio da escola. “Eu já tirei pressão, já fiz glicemia, agora vou fazer a carteira de identidade, comer um algodão doce e vou dançar também”, brincou.
Do outro lado do atendimento, os agentes do poder público preparados para dar orientações e prestar o serviço direto à comunidade. “Nós estamos ajudando as pessoas interessadas a abrir o Micro Empreendedor Individual, ajudando ainda na atualização da guia do DAS e com o Espaço do Empreendedor, uma parceria da Prefeitura com o Sebrae, direcionando para as palestras e cursos gratuitos e ensinando sobre como se formalizar pelo Etic”, explicou Ary Pinheiro da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Instituído por lei, o Petrópolis do Bem é uma política pública municipal permanente, com foco na mobilização social. O trabalho é coordenado pela Secretaria de Governo. “Nós sabemos o quanto existe de dificuldade das pessoas buscarem serviços em outros pontos da cidade. Por isso, o Petrópolis do Bem percorre as comunidades, aproxima o poder público das comunidades e promove cidadania. Já passamos pelo Cascatinha, Independência e agora Mosela, totalizando quase 1.500 atendimentos à população e seguiremos percorrendo a cidade com esse programa”, destacou o prefeito Hingo Hammes.
“Mais uma vez conseguimos reunir nossas secretarias e vários parceiros para trazer os serviços para mais perto dos moradores. Nosso trabalho é voltado para isso e vamos chegar a cada vez mais comunidades para atender toda população de Petrópolis”, destacou também o secretário de Governo, Fred Procópio.
Festival das Comunidades
Novidade nesta edição, o Petrópolis do Bem recebeu ainda em paralelo o Festival das Comunidades, que leva competições de futebol para alunos das comunidades assistidas pelo programa, em parceria com o Agita Petrópolis da Secretaria de Esportes, com atividades gratuitas de esporte e lazer para crianças e jovens, como futebol, dança e recreação, com distribuição de medalhas para todos os participantes.
“A maioria dos jovens aqui não tem condições de pagar uma escola particular de futebol ou ainda se deslocar para outras regiões para buscar acesso a esse tipo de atividade. Trazer o esporte para a comunidade é fundamental para a promoção do bem-estar, da atividade esportiva e quem sabe estimular futuros talentos”, ressaltou o professor de educação física Roberto Nicolay, que coordena projetos voltados para o futebol e outras atividades físicas na Mosela.
“É crucial que, em todas as comunidades, a gente tenha uma referência. Aqui, por exemplo, na região da Mosela, a gente está no núcleo central da região. Uma localização fundamental para a gente trazer toda a garotada para cá. O Festival das Comunidades chega para estimular a atividade esportiva nas comunidades de uma maneira geral, levando o esporte para todas as comunidades de Petrópolis”, explicou o secretário de Esporte, Leandro Kronemberg.